Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A falácia do esgotamento da opção pelo consumo

Redação de Redação
18 de agosto de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O tema é recorrente e volta à tona cada vez que um novo indicador mostra a situação precária da indústria e da infraestrutura no Brasil como se a atenção ao consumo fosse antagônica à preocupação com a poupança e à melhoria das condições competitivas nesses setores. Vários pontos precisam ser esclarecidos.

O forte crescimento do consumo e do comércio no Brasil, especialmente nos últimos dez anos, quando esses setores expandiram mais fortemente do que o PIB, foi por conta da transformação sócio-econômica na sociedade que incorporou perto de 50 milhões de pessoas à classe média, pelo aumento da renda, do emprego, da oferta de crédito e do nível de confiança dos consumidores.

Apesar do consumidor brasileiro pagar os maiores juros globais e termos um sistema de análise de crédito ao consumo dos mais evoluídos, esse crescimento, como seria natural, aumentou o endividamento das famílias, porém o nível de inadimplência mantem-se em patamares inferiores ao que já foi no passado e sob controle, graças às cautelas, em muitos casos, excessiva, com que é analisada a concessão a novos tomadores.

Essa transformação trouxe novas demandas de produtos e serviços que foram parcialmente atendidas pela oferta local e foi complementada pelo aumento das importações que mostram tendência de forte crescimento pelo esgotamento da capacidade local de atender, competitivamente, esse aumento da demanda, em especial em alguns setores menos preparados.

No período dos últimos dez anos, como em toda a história do consumo no país, jamais as empresas que atuam no comércio e no varejo tiveram qualquer forma de proteção ou restrição à competição global, como ocorre em outros países emergentes, como China e Índia, tendo como resultado o fato de que o crescimento e amadurecimento de mercado foi feito por conta e obra da saudável competição entre empresas locais e conglomerados globais disputando a preferência dos consumidores que foi, em última análise, o maior beneficiário dessa competição.

Apesar do forte crescimento dos últimos dez anos ainda existe uma grande demanda por produtos e serviços que podem melhorar a qualidade de vida da população por incorporação de alternativas de produtos e serviços mais modernos, que reduzem o consumo de energia e oferecem mais benefícios aos compradores, particularmente na classe média expandida e nos segmentos de menor poder aquisitivo.

Neste momento, a confiança empresarial e dos consumidores é o mais importante fator limitador a uma maior expansão do consumo e essa componente só poderá ter uma reversão, eventualmente, a partir dos final deste ano, dependendo do que aconteça no período eleitoral.

Os fatores mais críticos na evolução do desenvolvimento industrial brasileiro são determinados por uma conjugação viciosa de taxas de juros elevadas, impostos e estrutura tributária anacrônica, custos sociais e trabalhistas desconectados da realidade global, uma carga burocrática defasada e insana que onera a operação dos negócios e uma defasagem cambial que inibe a competitividade dos produtos feitos no Brasil.

Nada tem a ver com a evolução do consumo e do comércio. Ao contrário. Não tivesse ocorrido esse crescimento o desemprego estrutural gerado pela incapacidade competitiva do setor industrial teria sido dramático.

No âmbito da infra estrutura a questão fundamental é o desvio e o uso inadequado e incompetente dos recursos existentes. Estão aí inúmeros exemplos de projetos que não saíram do papel ou que estão atrasados e/ou demandando muito mais recursos do que originalmente previsto.

Repetir o chavão de que o modelo de crescimento baseado na expansão do consumo está esgotado é, para dizer o mínimo, falta de criatividade.

Existe muito espaço ainda para a expansão da demanda por bens e serviços em todo o país por consumidores que recém chegaram ao mercado e anseiam por poder evoluir em seus desejos.

O que precisa ser feito de fato é buscar alternativas estruturais, econômicas e políticas para conciliar a reconquista de espaço para os segmentos industriais que podem ser competitivos no xadrez global ao mesmo tempo que se trabalhe a reconfiguração do sistema tributário e trabalhista e se revejam práticas, processos e organização nas questões que envolvem a infra estrutura. Todo o mais é paliativo.

Nota: Alinhado com o momento que vive o mercado, o 17º Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza, nos dias 26 e 27 de Agosto, no auditório da Fecomércio, em São Paulo, terá com tema central a busca da Eficiência e Produtividade no setor. Acesse o programa completo através do site www.forumdevarejo.com.br.

Marcos Gouvêa de Souza é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Tremenda confusão

Próxima Postagem

A loja eficiente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

A loja eficiente

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.