Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Transformação digital: Dados precisam ser “enxergados” pelas empresas

Futurista Martha Gabriel fala dos desafios das mudanças geradas pela pandemia

Redação de Redação
18 de junho de 2021
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Transformação digital: Dados precisam ser "enxergados" pelas empresas
[the_ad id="169690"]

Um pouco antes de a pandemia de Covid-19 atingir o mundo, uma pesquisa realizada pela Gartner mostrava que 80% dos colaboradores das organizações não estavam preparados para a transformação digital de seus negócios e de duas carreiras. Quando o coronavírus mudou os hábitos ao redor do Planeta, a transformação digital foi acelerada e, até hoje, a complexidade da migração dos dados para a computação em nuvem e o desafio de atender ao aumento das exigências dos clientes são motivo de dor de cabeça para muitos executivos. Aqueles 20% que se haviam se preparado minimamente para as mudanças saíram na frente.

[the_ad id="138406"]

Os desafios da transformação digital foram temas do DynatraceGo! 2021, que reuniu especialistas e cases de grandes empresas locais e internacionais, como Banco Original, Dasa, Sicredi e Smiles. Totalmente virtual, o evento foi voltado para profissionais de TI, devOps (que atuam para que funções anteriormente isoladas fluam de forma coordenada e colaborativa) e observabilidade.

Uma das palestrantes foi a futurista Martha Gabriel, especialista em negócios e autora do best seller “Você, Eu e os Robôs”. “Mesmo as empresas que foram beneficiadas pela transformação digital passaram por mudanças profundas. Crescer também significa fazer mudanças para se adequar às regras do jogo e readaptar processos. O cenário traz transformações e oportunidades para quem souber jogar com as regras novas. Muitas startups que eram celebradas não conseguiram acompanhar”, afirma.

Transformação digital: Dados precisam ser "enxergados" pelas empresas
A futurista Martha Gabriel foi uma das palestrantes do evento

Ascensão do metaverso

A futurista destaca que as mudanças não param – ao contrário, se intensificam numa velocidade cada vez maior. “No começo de 2021, houve ainda um aumento de complexidade por causa da ascensão do metaverso, que é a mistura entre o on e o off. Uma boa dimensão do que a gente faz está no mundo digital e uma das maiores barreiras hoje para a transformação é a complexidade. Muito pouca gente consegue ‘enxergar’ dados para transformar negócios.”

O uso de tecnologias adequadas, alerta a especialista, permite que as empresas tenham um maior grau de predição de incidentes. “Quanto mais os dados estiverem fluindo e integrados, mais a empresa estará vivendo com um DNA digital. Se você só tem uma coisa ‘pendurada’ aqui e um ‘sisteminha’ ali funcionando no digital, mas as coisas não conversam entre si e não formam um cenário como um todo, você está apenas fazendo uma mudança, e não uma transformação.”

A interpretação dos dados, a criatividade e o pensamento crítico são soft skills que apenas o ser humano tem, e por isso Martha Gabriel diz que não podemos ser substituídos por robôs – embora tenhamos de aprender a pilota-los bem. “Emoção, empatia e ética são características humanas necessárias para levar a melhor experiência possível ao nosso público”, afirma.

Automação e Inteligência Artificial

O evento também debateu a utilização de recursos de automação e Inteligência Artificial para simplificar processos. Entre os CIEOs que utilizam tecnologias cloud native e plataformas como Kubernetes, microsserviços e containeres, 84% dizem que a única forma eficaz de avançar é encontrar uma maneira de reduzir o número de ferramentas e esforço manual da equipe de TI, segundo pesquisa da própria Dynatrace. Outros 69% dizem que precisam de uma abordagem radicalmente diferente para TI e gerenciamento de operações em nuvem.

Segundo o engenheiro de Vendas da empresa para a América Latina, Willian Rodrigues, o Kubernetes é a plataforma escolhida pela maioria das empresas para sustentar os aplicativos que estão sendo desenvolvidos atualmente. “As mesmas tecnologias que tornam o Kubernetes excelente levaram à complexidade que muitas empresas estão enfrentando”, disse.

Entre os desafios enfrentados pelas equipes de TI, Rodrigues aponta conseguir acompanhar o comportamento dos ambientes Kubernetes na mesma velocidade, entender como as mudanças podem afetar as aplicações e os usuários e descobrir e restaurar os ambientes com problemas de performance. “Para resolver o nível de complexidade, a Inteligência Artificial ajuda a encontrar a causa-raiz e o impacto do negócio, pois uma vez que as equipes têm acesso a esse tipo de informação, fica mais fácil direcionar o atendimento para a equipe responsável e intervir e resolver o problema rapidamente”, afirma.

Gerenciamento das operações

Italo Silva, engenheiro de vendas da Dynatrace na América Latina, ressalta que a velocidade do gerenciamento das operações nas nuvens é um desafio para as equipes de TI.  “Isso acontece porque antes tínhamos observações monolíticas num ambiente mais controlável, mais estático. As mudanças ocorreriam em meses. Essas aplicações evoluíram e trouxeram um maior volume de dados e métricas para serem analisados, além de uma maior velocidade na atualização.  Hoje as atualizações dessas aplicações são medidas em dias e, às vezes, em horas, então é muito difícil monitorar a saúde de uma aplicação”, explica.

Nas funções serveless, a complexidade vai aumentando à medida que a nuvem é adotada. “O desafio é ter uma solução que consiga ver toda a aplicação, que traga métrica, logs, com uma base de dados comuns que suporte a maioria dos provedores de rede”, disse.

O sales engineer da Dynatrace para a América Latina, Igor Simões, afirmou que muitas empresas adotam arquiteturas multicloud para acelerar a inovação e passam a ter problemas com a complexidade resultante desse processo. “O multicloud é o novo normal. A Dynatrace simplifica o gerenciamento multicloud e permite que as equipes de operações e aplicações tenham uma capacidade de observação avançada e colaborem em torno de uma única fonte de informações.”

Por Aiana Freitas e Larissa Féria
Imagens: Envato e Reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

BRF compra Grupo Hercosul e avança no segmento de pets

Próxima Postagem

Com desafio de intensificar os produtos digitais, Elinton Bobrik é o novo conselheiro da Trigg

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com desafio de intensificar os produtos digitais, Elinton Bobrik é o novo conselheiro da Trigg

Com desafio de intensificar os produtos digitais, Elinton Bobrik é o novo conselheiro da Trigg

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.