Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

PORTAL REVISTA EXAME: "O consumidor tem cada vez mais razão"

Redação de Redação
18 de junho de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Todas as sextas-feiras, o portal da Revista Exame.com recebe um artigo “Mercado & Consumo”, assinado pelo diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza. Neste artigo publicado no blog, Marcos fala sobre empoderamento do consumidor:

[the_ad id="138406"]

A constatação de que, depois do preço, a opinião de outros clientes e consumidores é a mais importante referência no processo de escolha de um produto, loja, serviço ou marca é um dos aprendizados importantes que o varejo digital está trazendo para o mercado.

Antes de decidir por uma compra no ambiente digital a opinião de outros consumidores que tiveram uma experiência com o que pretende ser comprado é fundamental para reforçar ou alterar a opção. E não tem crédito quando só opiniões positivas são colocadas. O consumidor quer ter uma visão ampla, com opiniões positivas e negativas, para evoluir e firmar sua decisão. Ou não.

[the_ad id="99067"]

Essa foi uma das discussões importantes durante o encontro envolvendo o varejo digital de todo o mundo durante o evento IRCE que ocorreu em Chicago, na primeira semana de Junho.

Essa e outras constatações mudam tudo no que diz respeito à comunicação das marcas, lojas, produtos e serviços pois a opinião real de outros consumidores irá, de forma crescente, se sobrepor à comunicação e à propaganda “oficial”.

O ambiente e os aprendizados digitais reforçam a opção pela criação de canais que permitam essa interação de forma mais direta e atualizada.

FORÇA DIGITAL

Quem está investindo no canal digital tem que olhar muito além da participação das vendas e os resultados para entender que está emergindo uma nova realidade no setor, que faz com que uma Amazon já conte com 320 milhões de clientes no Mundo e Alibaba, lançada em 1999, atinja 300 milhões e tenha protagonizado o maior IPO da história em Setembro do ano passado nos EUA.

Tudo que envolve estratégia e gestão de preços, apresentação e descrição de produtos, promoção e propaganda, experiência nos sites e nas lojas, gestão de entregas e muito mais, pode ser proposto, pesquisado, medido e analisado e o aprendizado incorporado para melhorar desempenho. Em todos os canais.

OMNIERA

Apesar do ecommerce representar ainda uma parcela menor das vendas totais de varejo e os resultados financeiros estarem muito distantes do que seria desejável, os aprendizados derivados do processo dinâmico e a mensuração e avaliação permanentes que envolvem o negócio digital, estão redesenhando negócios em todo o mundo.

O clima de laboratório de pesquisas de ações e reações de consumidores a diferentes estímulos no ambiente digital é um precioso instrumento de gestão do varejo na Omniera.

Omniera é a nova ordem que emerge nesse cenário onde o uso integrado e inteligente dos canais de vendas e relacionamento permite maximizar a experiência positiva do consumidor ao mesmo tempo que alavanca vendas e resultados do varejo e das marcas a partir do monitoramento do comportamento de mercado e o uso dessas informações em caráter preditivo.

Nos EUA o comércio digital representa perto de 10 % das vendas totais do varejo porém em 2014, segundo a Forrester, 52% de todas as vendas foram direta ou indiretamente influenciadas pelo ambiente digital. A estimativa é que esse número chegue a 59% em 2018.

Na Inglaterra, que tem uma das maiores participações das vendas digitais em relação ao todo do varejo, esse número é próximo de 15%, na China atinge 12% e no Brasil o número está em 3,5%.

Em todos os mercados esse canal vem crescendo significativamente mais que as vendas gerais do varejo, o que significa aumento consistente de participação de mercado desse canal nos próximos anos.

E na loja ?

Chama a atenção que, apesar de ter as informações e reconhecer a importância de dar acesso aos consumidores para conhecer a opinião e experiências de outros com os produtos e marcas, essa prática só vem sendo usada e valorizada no ambiente digital e nada tenha sido ainda testado para ter a mesma opção nas próprias lojas, a não ser através do acesso individual dos consumidores por meio de seus próprios equipamentos.

(Exame)

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Como as eventuais disputas de território são tratadas?

Próxima Postagem

Preços: "uma no cravo e outra na ferradura"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Preços: "uma no cravo e outra na ferradura"

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.