Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril

Os meses em questão terão alta de 4,8%, 5,5% e 6,1%, respectivamente

Redação de Redação
18 de fevereiro de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril

O volume de vendas nominais de fevereiro, março e abril deve crescer 4,8%, 5,5% e 6,1%, respectivamente, segundo projeção do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). O indicador considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em janeiro, houve alta de 4,2%.

Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV, ajustados pelo IPCA, apontam queda de 0,4% em fevereiro, estabilidade em março (0,0%) e leve alta de 0,5% em abril. Em janeiro, a variação nominal registrou queda de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2023. O crescimento consolidado ponderado das empresas associadas ao IDV em 2023 foi de 5,0% na comparação com o ano anterior.

As projeções são feitas com base nos dados individuais informados por cada associado do IDV sobre sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. O grupo de empresas que compõe o índice representa todos os setores do varejo e corresponde a aproximadamente 20% das vendas do varejo brasileiro.

IAV-IDV prevê alta nas vendas nominais de fevereiro, março e abril
Crédito: Divulgação

IAV Setorial

No setor de hiper e supermercados, janeiro registrou alta de 5,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para fevereiro, março e abril, as previsões são de crescimento de 3,4%, 6,9% e 8,7%, respectivamente.

No setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, janeiro teve alta de 4,0%. Para os meses seguintes, as projeções indicam crescimento de 4,2% em fevereiro, 2,4% em março e 7,0% em abril.

No setor de material de construção, janeiro apresentou alta de 3,5%. As previsões para fevereiro, março e abril são de crescimento de 13,4%, 10,7% e 9,5%, respectivamente.

O setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou alta de 7,3% em janeiro. As projeções indicam crescimento de 12,1% em fevereiro, 9,4% em março e 11,1% em abril.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, janeiro teve alta de 17,1%. Para os meses seguintes, espera-se crescimento de 11,1% em fevereiro, 14,3% em março e 7,7% em abril.

O setor de móveis e eletrodomésticos cresceu 6,2% em janeiro. As projeções indicam avanço de 13,5% em fevereiro, 16,4% em março e 11,4% em abril.

Por fim, no setor de tecidos, vestuário e calçados, janeiro registrou alta de 2,0%. As previsões para fevereiro, março e abril apontam crescimento de 9,1%, 5,1% e 6,0%, respectivamente.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Número de processos trabalhistas cresce 15% em 2024 e gera preocupação no foodservice

Próxima Postagem

Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam a produtividade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam produtividade; veja como participar

Projeto Fogo Alto conecta restaurantes a soluções que impulsionam a produtividade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.