Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir

Redação de Redação
18 de fevereiro de 2021
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Por: Maurício Pedro

A gestão do conhecimento está presente no meio organizacional há algumas décadas, porém nem sempre foi prioridade. Normalmente, há uma concorrência natural de projetos nas organizações e as temáticas acabam se misturando. Competições por recursos ocorrem até porque as empresas são organismos vivos e acabam reagindo ao meio para garantir a sua sobrevivência, principalmente em situações de crise.

Mas, afinal, o que mudou na gestão do conhecimento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)? Em um primeiro momento, as empresas adotaram o home office e, com isso, os colaboradores que atuavam no meio corporativo acabaram levando “a empresa” para dentro de casa. Com isso, processos corporativos migraram para ambientes não corporativos, sem planejamento prévio e de maneira abrupta, o que gerou, por vezes, desconforto e estresse.

Usamos e abusamos da tecnologia, o que permitiu a integração e a democratização do espaço de aprendizagem e a produção de conhecimento, encurtando distâncias a partir de videoconferências e de sistemas de compartilhamento de documentos, associados a aplicativos de interação por voz e imagem, fazendo toda a diferença. De cara, trouxeram mais organização e agilidade. Há muito mais gente participando dos processos decisórios.

Nesse contexto, é fato que as atenções se voltaram para o papel da gestão do conhecimento. O momento da pandemia trouxe paradoxalmente uma perspectiva nova e positiva em relação ao conhecimento, à informação e ao aprendizado. Passamos a cultivar hábitos diferentes no trabalho a partir do uso de ferramentas de conferência que permitiram reuniões mais coletivas, além de uma participação efetiva na construção de ideias e de projetos.
O aspecto curioso é que a maioria dessas ferramentas, se não todas, já estava disponível, mas a pandemia serviu como uma alavanca do processo de transformação digital. As pessoas descobriram talentos adormecidos, como gosto pelo estudo e capacidade de autoconhecimento, e o isolamento social escancarou a capacidade humana de aprender de forma rápida.

E, neste momento, aumentam as possibilidades: áreas de treinamento e desenvolvimento têm oportunidade de planejar ações que tragam resultados eficientes para os colaboradores e para a empresa, uma vez que as pessoas estão motivadas e dispostas a aprender e a se desenvolver. Afinal, conhecimento é uma necessidade vital e os estímulos acontecem a todo tempo no meio em que estamos.

Desta forma, as educações corporativas das empresas e instituições públicas tiveram de acelerar o processo de transformação digital com o advento da pandemia. Elas precisaram promover ações de desenvolvimento de curta duração com métodos leves e que “trouxessem” ferramentas para que os profissionais pudessem rapidamente colocar em prática no seu dia a dia de trabalho e/ou de seus pequenos negócios. A transformação digital na educação corporativa já vinha acontecendo, mas a pandemia intensificou este processo.

Segundo Marisa Eboli, especialista em educação corporativa, o grande aprendizado da educação corporativa pós-pandemia é continuar olhando as estratégias do negócio e as competências individuais, sem deixar de considerar as necessidades das pessoas, do ponto de vista humano.

A gestão do conhecimento pressupõe, portanto, o aprendizado coletivo e colaborativo. A partir dela, é possível, por exemplo, desenvolver ações para manter a equipes engajadas e produtivas por meio de conversas remotas e virtuais, prevendo acolhimento, abertura ao diálogo, escuta ativa, orientação, ajudando a delinear ações de prospecção e manutenção dos clientes.

Ou seja, quanto mais novidades, novas tecnologias e novos conhecimentos, mais rica é a jornada do conhecimento que não tem fim em si, mas é um ciclo que realizamos para direcionar o nosso caminhar. As empresas não só estão nesse meio, como também precisam sobreviver a ele e nele. A partir de agora, o desafio para a gestão desse conhecimento irá aumentar. As empresas precisarão estar mais atentas e criar processos de guardar, reter e gerar conhecimento.

Maurício Pedro é gerente do atendimento corporativo do Senac São Paulo.

Postagem anterior

Varejo na bolsa de valores: e-commerce de moda Privalia protocola pedido de IPO

Próxima Postagem

Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.