Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Quase metade dos brasileiros pretende comprar presentes no Natal

Segundo a ACSP, 80,7% dos consumidores não anteciparam as compras durante a Black Friday

Redação de Redação
17 de dezembro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Quase metade dos brasileiros pretende comprar presentes no Natal

Uma pesquisa realizada pela PiniOn, a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que quase metade dos brasileiros (46,6%) pretende comprar presentes neste Natal. A pesquisa, que entrevistou 1.708 pessoas em nível nacional, mostra que a intenção de compra cresceu em relação ao ano passado, enquanto 31,9% dos entrevistados não têm a intenção de presentear, e 21,5% ainda estão indecisos.

Segundo a associação, este aumento na disposição para gastar no Natal pode ser atribuído ao cenário econômico mais favorável de 2024, com destaque para o aumento da renda, a recuperação do mercado de trabalho e a expansão do crédito, apesar dos juros elevados.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, aponta que as perspectivas para o comércio são mais positivas do que no ano anterior:

“O aumento da renda, a melhora do emprego e a expansão do crédito favorecem as vendas de Natal em todo o País”, afirmou Gamboa.

Compras de última hora

A pesquisa também revela que 80,7% dos entrevistados não anteciparam as compras durante a Black Friday, o que sugere que não houve “canibalização” entre os dois eventos de compras, aumentando a expectativa de crescimento para o varejo em dezembro. Entre os que pretendem comprar presentes, 35,2% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 44,5% planejam gastar menos. A maioria dos consumidores (65,9%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 600.

Roupas, calçados e acessórios continuam sendo os itens mais procurados, com 42,4% dos entrevistados manifestando intenção de compra. No total, roupas e acessórios, juntamente com itens como joias, bijuterias e perfumes, somam 77,6% das intenções de compra. Também se destacam itens como bonecas, brinquedos, decoração e enfeites de Natal, árvore de Natal e alimentos para a ceia, que representam 77,3% das intenções de compra.

Forma de pagamento

A pesquisa aponta que 58,9% dos consumidores pretendem realizar as compras de forma presencial, e 44,7% planejam fazê-las em grandes redes de varejo. Quando se trata da forma de pagamento, a maioria dos consumidores optará por pagar à vista, com destaque para as compras de roupas e acessórios (65,8%), joias (69,5%) e alimentos para a ceia de Natal (78,6%). A utilização da segunda parcela do 13º salário é mencionada por 43,7% dos entrevistados como uma forma de pagamento para as compras de Natal.

Itens como celulares, computadores e eletrodomésticos também apresentaram intenções de compra mais altas do que em 2023, com aumentos de 5,4% e 17,0%, respectivamente. No entanto, a pesquisa também revela uma menor disposição para financiar as compras, o que pode ser explicado pelos juros elevados que tornam o crédito mais caro.

Com informações de Estadão Conteúdo (Mateus Cerqueira).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Setor de hipermercados e produtos alimentícios tem alta de 3,5% em novembro

Próxima Postagem

CNC estima injeção de R$ 125,6 bilhões na economia com o 13º salário

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
CNC estima injeção de R$ 125,6 bilhões na economia com 13º salário

CNC estima injeção de R$ 125,6 bilhões na economia com o 13º salário

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.