Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo cresce em novembro, impulsionado pela Black Friday

Redação de Redação
17 de dezembro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em novembro, as receitas no varejo brasileiro apresentaram crescimento de 4,4% na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador registrou alta de 8,5% na comparação com o ano anterior.

O mês foi levemente prejudicado pelo calendário. Novembro deste ano teve três feriados (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra em algumas cidades) com mais emendas que 2017. Se ajustado a esses impactos, o índice deflacionado apontaria alta de 4,6%, o que representa uma aceleração de 2,2 pontos percentuais em relação ao observado no mês de outubro (2,4%). Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 8,8% na comparação com o mesmo período de 2017, apresentando também uma aceleração de mais de 2 pontos percentuais em relação a outubro (6,4%).

“O resultado de novembro para o varejo foi bem positivo, tendo apresentado o maior crescimento nominal do ano e segundo maior em termos deflacionados. A Black Friday vem cada vez mais se mostrando uma alavanca importante de vendas, principalmente nas vendas online, e surpreendeu positivamente este ano, mesmo quando comparada à mesma data do ano passado”, explicou Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em novembro pelo IBGE apontou alta de 4,05% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma desaceleração em relação ao número registrado em outubro (4,56%). Os grupos de itens de Transportes, Vestuário e Habitação (este último não impacta o varejo diretamente) contribuíram para a desaceleração do índice.

Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em novembro ficou em 3,9%, mesmo número de outubro (3,9%).

A sexta-feira de descontos, realizada no último dia 23, reforçou sua importância no varejo brasileiro em 2018. No período de quinta (22) a domingo (25) o varejo apresentou crescimento da receita nominal de 11,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Quando observamos apenas as vendas on-line, o crescimento no mesmo conceito foi de 25,2% no mesmo período, corroborando a força do e-commerce na data.

“Costumamos dizer que a Black Friday ‘nasceu’ em 2013 no Brasil, quando teve um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Desde então, naturalmente a cada ano, o ‘desafio estatístico’ de crescimento é maior, então é natural que os crescimentos viessem desacelerando. Mas em 2018 a Black Friday surpreendeu e cresceu mais que no ano passado”, comentou Mariotto. “Além disso, a data reforçou a tendência observada neste ano, do consumidor brasileiro priorizar as compras nas principais datas comemorativas do varejo”, complementou.

O macrossetor de Bens duráveis e semiduráveis acelerou em novembro em comparação a outubro. O grande destaque no bloco foi para o setor de Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, puxado principalmente pelas vendas durante a Black Friday. Também o macrossetor de Bens não duráveis apresentou aceleração no mesmo período, com destaque para os setores de Supermercados e Livrarias/Papelarias. Por fim, o bloco dos setores de Serviços apresentou estabilização na passagem mensal. Neste grupo, o setor de Turismo e Transporte apresentou aceleração – beneficiado pela Black Friday –, enquanto que os setores de Recreação e Alimentação em Bares e Restaurantes apresentaram desaceleração.

Todas as regiões apresentaram aceleração, destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, segundo o ICVA Deflacionado com ajuste de calendário.

Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano anterior, o varejo ampliado na região Norte apresentou alta de 9,5%, seguido pelas regiões Sul e Centro-Oeste com 7,3% e 6,1% respectivamente. Por fim, vale mencionar as regiões Nordeste, com alta de 4,7%, e o Sudeste, com alta de 2,7%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – o destaque também foi a região Norte, que registrou alta de 11,8%. Em seguida, temos as regiões Sul e Centro-Oeste com crescimentos de 9,9% e 9,4% respectivamente. Já as regiões Nordeste e Sudeste apresentaram crescimentos de 9,3% e 7,6% respectivamente.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Pão de Açúcar lança loja e e-commerce especializados em vinhos

Próxima Postagem

Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Magazine Luiza compra startup especializada em vendas digitais

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.