Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Indústria precisa de inflação sob controle e fiscal ajustado para crescer, diz Marchesan

Segundo vice-presidente do Conselho de Admnistração da Abimaq, preço das matérias-primas, em nosso mercado interno, é de 30% a 50% maior do que no mercado internacional

Redação de Redação
17 de outubro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Indústria precisa de inflação sob controle e fiscal ajustado para crescer, diz Marchesan

Embora o Brasil tenha experimentado alguns avanços nos últimos anos, alguns velhos e conhecidos problemas precisam ser resolvidos para que a indústria volte a crescer. As soluções, de acordo com o vice-presidente do Conselho de Administração da Abimaq/Sindimaq, João Carlos Marchesan, passam por manter a inflação sob controle, e ajuste das contas públicas, que permita a retomada dos investimentos e a eliminação do Custo Brasil.

“As ineficiências sistêmicas do Pais, resumidas no Custo Brasil, tornam difícil a competição da indústria de transformação brasileira”, disse Marchesan durante a abertura do 8º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo, que contou com a presença virtual do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

“O preço das matérias-primas, em nosso mercado interno, é de 30% a 50% maior do que no mercado internacional. O câmbio é excessivamente volátil e tende a se apreciar e os juros de mercado estão muito acima do retorno médio das empresas”, disse, acrescentando que a carga tributária da indústria de transformação atinge inacreditáveis 44% do valor agregado, o que ajuda a explicar os baixos investimentos e a desindustrialização dos últimos 40 anos.

“Este cenário, que resulta numa taxa inferior a 18% na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) sobre o PIB, contra um patamar desejável superior a 25%, sequer é suficiente para repor a depreciação dos ativos, o que se traduz em queda no estoque de recursos produtivos à disposição de cada pessoa ocupada – e, portanto, em perda de produtividade e competitividade”, explicou.

Marchesan citou estudo recente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), segundo o qual para a indústria de transformação recuperar a posição ocupada no passado, precisaria aumentar o nível de investimentos em 70% pelos próximos 10 anos.

“A indústria de máquinas e equipamentos – setor que emprega quase 400 mil pessoas, diretamente, e três vezes esse número de forma indireta -, mesmo ocupando posição de destaque no Brasil e no mundo, exportando aproximadamente US$ 14 bilhões para países que exigem elevado padrão de sofisticação e qualidade dos bens, não está imune às consequências adversas deste cenário”, alertou o vice-presidente da Abimaq.

Um exemplo dessas dificuldades é que “cerca de 80% das vendas de nossos associados é feita com recursos próprios”. “Para reverter o quadro acima, o Brasil precisa voltar a ser competitivo. Isso significa a criação de um ambiente macroeconômico favorável à produção, com inflação sob controle, e contas governamentais ajustadas que permitam a retomada dos investimentos e eliminação do Custo Brasil”, disse.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aena assume administração do aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Próxima Postagem

Governo trabalha para calibrar alíquota do e-commerce ainda em 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo trabalha para calibrar alíquota do e-commerce ainda em 2023

Governo trabalha para calibrar alíquota do e-commerce ainda em 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.