Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo brasileiro cresce 1,5% em setembro

Márcia Coimbra de Márcia Coimbra
17 de outubro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em setembro de 2018, as receitas no varejo brasileiro tiveram crescimento de 1,5%, em comparação ao mesmo período do ano anterior – descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado. Em agosto, a alta foi de 4,7%. Em termos nominais, o indicador registrou alta de 4,9% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2017, também caindo em relação ao mês passado (7,8%).

Porém, os resultados de setembro foram prejudicados pelo calendário. Isso porque, em relação ao mesmo mês do ano passado, setembro de 2018 apresentou um domingo a mais e uma sexta-feira a menos, que geralmente é um dos dias da semana mais fortes do varejo. Se não houvesse esse impacto, o índice deflacionado apontaria alta de 3,2%, contra 4,1% também descontados os efeitos de calendário. Ou seja, houve desaceleração, mas muito mais branda do que os números sem ajuste apontam. A análise em termos nominais leva à mesma conclusão.

“Percebemos que neste mês houve uma desaceleração em relação a agosto, quando o varejo foi impactado positivamente por setores específicos, como o de vestuário, que teve um desempenho notável naquele mês. Ainda assim, setembro seguiu a trajetória positiva de crescimento percebida desde o ano passado,” disse Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo. “Vale lembrar também que ambos os meses tiveram um impulso por conta do saque do PIS/PASEP por parcela significativa dos consumidores”, afirmou.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em setembro pelo IBGE apontou alta de 4,53% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma aceleração em relação ao número registrado em agosto (4,19%). Os grupos de itens de Transportes, Alimentação no domicílio e Habitação (este último não impacta o varejo diretamente) contribuíram para a aceleração do índice.

Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em setembro ficou em 3,4%, com um aumento em relação ao índice registrado em agosto (3,0%).

Setores

Os macrossetores de Bens Duráveis e Semiduráveis e Bens Não Duráveis desaceleraram neste mês, com maior intensidade para o último bloco. Neste grupo, os setores com maior desaceleração foram Drogarias e Supermercados. Por outro lado, o setor de Turismo e Transportes se destaca de forma positiva, puxando o macrossetor de Serviços para uma aceleração na passagem de agosto para setembro.

Regiões

A maioria das regiões apresentou desaceleração, com destaque para Nordeste (5,2% ante crescimento de 6,9% em agosto), Centro-Oeste (6,4% ante 7,9% em agosto) e Sudeste (0,8% ante 2,2% em agosto), de acordo com o ICVA Deflacionado com ajuste de calendário. A região Norte apresentou leve desaceleração (8,5% ante 8,9% em agosto) e o Sul foi a única região a apresentar crescimento (6,3% ante 5,9% em agosto).

Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano anterior, o varejo ampliado na região Norte apresentou alta de 6,7%, seguido por Centro-Oeste e Sul, com 4,6%, e 4,2% respectivamente. Por fim, vale mencionar as regiões Nordeste, com alta de 3,4%, e o Sudeste, com retração de 0,7%.

Terceiro trimestre de 2018

O ICVA encerrou o terceiro trimestre de 2018 com crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação. O crescimento ficou em patamar semelhante ao do segundo trimestre (2,4%). Os dois trimestres tiveram eventos não recorrentes que impactaram as vendas. No segundo trimestre, em maio, aconteceu a paralisação dos caminhoneiros, que curiosamente acabou impactando de forma positiva a média do varejo, por conta das compras extras nos supermercados, e os jogos do Brasil na Copa do Mundo, que neste caso, prejudicaram as vendas. O impacto dos jogos também foi sentido no terceiro trimestre, devido às partidas que aconteceram em julho. Por outro lado, os consumidores puderam contar com mais recursos para compras, por conta da liberação dos saques do PIS e PASEP.

Já em termos nominais, o índice apontou crescimento de 5,7% no terceiro trimestre, ficando significativamente acima dos 4,5% registrados no trimestre anterior. “Nota-se que houve uma aceleração da inflação no terceiro trimestre, o que explica este aumento de ritmo mais evidente no ICVA nominal”.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Comércio espera alta das vendas na Black Friday

Próxima Postagem

A queda da Sears é bom ou mau negócio para os shopping centers?

Márcia Coimbra

Márcia Coimbra

Márcia Coimbra é diretora de Conteúdo da GS&MD Conteúdo e Relacionamento, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
A queda da Sears é bom ou mau negócio para os shopping centers?

A queda da Sears é bom ou mau negócio para os shopping centers?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile