Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Mesmo com início de recuperação, resultado do foodservice segue abaixo do nível pré-pandemia

Dados mostram que o processo de reabertura é marcado por diferenças associadas ao calendário de vacinação

Redação de Redação
17 de agosto de 2021
no Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Mesmo com início de recuperação, resultados do foodservice seguem bem abaixo dos níveis pré-pandemia
[the_ad id="169690"]

Após recuperação em maio, os números do setor de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias ficaram estáveis em junho. O resultado segue muito abaixo do registrado antes da pandemia, tendo ficado 27,5% abaixo de junho de 2019, segundo levantamento feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pela Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas.

[the_ad id="138406"]

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram queda de 46% na quantidade de vendas, mesmo índice do mês anterior. Já o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações em junho de 2021 foi 3,1% inferior ao observado no mesmo mês de 2019.

“Esses números representam, em termos de impacto, grande similaridade com o terceiro trimestre de 2020, quando o consumo em restaurantes registrou, em média, queda de 27,4%. Isso repercute a recuperação do consumo em relação à queda nos respectivos trimestres anteriores”, destaca Cesario Nakamura, presidente da Alelo. “Os números também expõem a esperança de meses com maior flexibilidade no futuro”, pontua.

Supermercados têm resultados similares

Por sua vez, os supermercados continuam apresentando resultados similares aos de antes da pandemia. O Índice de Consumo em Supermercados (ICS) de junho indica que o segmento encerrou o período com queda de 14,6% na quantidade de vendas, tendo como base o mesmo período de 2019. Já o número de estabelecimentos que realizaram pelo menos uma venda registou alta de 1,9%.

Segundo os pesquisadores da Fipe, é possível concluir que, tal como no caso dos supermercados, a análise dos últimos resultados confirma uma trajetória de recuperação do segmento muito similar ao que foi observado após a primeira onda da pandemia em 2020, com a reabertura dos estabelecimentos em paralelo à manutenção da cautela da população com o consumo diante do avanço da vacinação e a incerteza com novas cepas.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional. Além disso, é importante assinalar que a escolha do ano de 2019 para o cálculo dos impactos do consumo se dá pelo fato de que esse ano foi a última referência completa de um período dentro da normalidade da atividade econômica, que ocorreu antes da pandemia.

Diferenças regionais

Em termos regionais, a análise dos resultados revela que o processo de reabertura e recuperação do consumo é marcado por diferenças relevantes que podem estar associadas ao nível da crise econômica e sanitária, ao calendário de vacinação, bem como a especificidades regionais relacionadas aos hábitos de consumo, como a contribuição econômica de atividades turísticas.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, o segmento mais fragilizado pela pandemia, é possível evidenciar um maior impacto na região Centro-Oeste (-32,1%) do Brasil. Entre as demais, a queda no valor total gasto em junho foi de: região Nordeste (-29,6%), Sul (-27,9%), Sudeste (-27,1%) e Norte (-26,2%).

Individualmente, com exceção apenas de dois estados – Acre (+5,9%) e Roraima (+0,2%) – todas as demais unidades federativas exibiram queda no consumo em restaurantes em relação ao nível apurado para o mesmo período de 2019. Os estados que tiveram os piores resultados foram: Rio de Janeiro (-37,5%), Distrito Federal (-36,9%), Bahia (-35,7%), Piauí (-34,6%), e Tocantins (-33,3%), contrapondo-se àqueles que apresentaram menor retração no consumo: Rondônia (-5,7%), Sergipe (-11,9%), Alagoas (-15%) e Pará (-16,8%). Entre outras unidades federativas, vale mencionar os impactos registrados em: São Paulo (-24,8%), Minas Gerais (-25,2%), Paraná (-30,5%), Santa Catarina (-20,9%), Rio Grande do Sul (-31,2%) e Pernambuco (-28,4%).

Imagem: BigStock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Com Escola da Rebeldia, Reserva intensifica atuação na área educacional

Próxima Postagem

Nubank altera nome de Easynvest para Nu invest; apps seguem separados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nubank altera nome de Easynvest para Nu invest; apps seguem separados

Nubank altera nome de Easynvest para Nu invest; apps seguem separados

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.