Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Gol lança laboratório para trazer novidades à companhia

Redação de Redação
17 de julho de 2018
no Notícias, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

A companhia aérea Gol lançou uma incubadora de projetos. A chamada Gol Labs está localizada em um antigo depósito na sede da Gol, em São Paulo. O objetivo da área é acelerar a criação de novos produtos e serviços, pois a empresa acredita que não está lançando ideias novas na velocidade que gostaria.

De acordo com Paulo Palaia, diretor de TI da Gol, a criação de uma área separada do departamento de TI acelera a criação de novos produtos, pois, para atualizar o sistema da Gol, é necessário cumprir uma série de regras e normas de segurança e governança. Todas as mudanças ainda são auditadas. Naturalmente que este processo atrasa os lançamentos.

A nova área não sofre com isso pois não tem contato com as plataformas da empresa, sendo independente. Além disso, é usado um banco de dos fictício para a criação de alguns produtos, com dados, nomes e endereços misturados.

O local onde funciona o laboratório foi reformado, para ter um ambiente mais informal e colaborativo, com jeito de startup. As mesas de trabalho estão localizadas no térreo e no mezanino há um espaço para as reuniões. Nove pessoas trabalham na área, mas a empresa deseja ampliar para 19 funcionários. A maioria é da própria Gol, pois para que funcione a equipe precisa conhecer bem a companhia e ser multidisciplinar. Além disso, novas pessoas são designadas para participar, de acordo com as áreas necessárias. Se a iniciativa que está sendo desenvolvida é ligada à área de operações, alguém de lá irá participar do projeto.

As iniciativas tem curto prazo de duração, apenas duas semanas. Caso não apresentem resultados são abandonados. Já se atingirem os objetivos pretendidos, continuam.

As receitas da área vêm daquilo que geram para os demais setores da companhia. Se há um aumento de lucro ou redução dos custos, esta diferença entra para o laboratório.

A Gol fez uma opção que muitas empresas estão fazendo. Para inovar, desenvolvem “startups internas”. Palaia disse:  “Nós olhamos bastante para o mercado, mas não existe nenhuma empresa que consiga trazer uma solução completa”. Este modelo ajuda também a integrar as mudanças na companhia, pois uma área pode complementar e ajudar a outra. Startups externas ficam mais isoladas e apresentam maior dificuldade à integração de sistemas.

Mas a empresa não descarta as parcerias com outras startups. Um dos colaboradores do laboratório fica atento ao que tem aparecido no mercado de stratups, mantendo ainda contato com aceleradoras. Caso algo interessante surja, a Gol pode comprar a empresa ou firmar um contrato com ela.

*Informações retiradas do portal Exame

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Onde acontece a inovação no varejo

Próxima Postagem

Farmácias Pague Menos investe em inaugurações e reformas de lojas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Farmácias Pague Menos investe em inaugurações e reformas de lojas

Farmácias Pague Menos investe em inaugurações e reformas de lojas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile