Cinco em cada dez organizações brasileiras relatam custos anuais estimados entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões devido a falhas em software ou à necessidade contínua de manutenção, segundo a pesquisa Quality Transformation Report 2025, realizada pela Tricentis.
Para o levantamento, foram ouvidos profissionais e líderes de tecnologia na América Latina, identificando diferentes níveis de prejuízo financeiro causados por softwares de baixa qualidade. O setor que mais relatou perdas foi o financeiro (54%), seguido pelo setor público (50%), varejo (43%), energia (39%) e indústria (35%), todos com casos que chegaram a até US$ 5 milhões em perdas.
“A pesquisa inaugural de Quality Transformation Report da Tricentis revelou que 75% das organizações latino-americanas já realizaram alterações de código sem testá-las completamente em prol de velocidade. Com isso, a confiabilidade do software entra em cheque e as interrupções de funcionamento passam a ser um risco iminente, tornando-se não apenas um problema técnico, mas também um risco que afeta a reputação, a operação e o setor financeiro das empresas”, afirma Tonatiuh Barradas, vice-presidente da Tricentis para a América Latina.
O risco de interrupção no funcionamento de softwares também foi apontado por empresas brasileiras. Ao todo, 56% disseram estar expostas a esse risco anualmente. Na América Latina, esse percentual sobe para 68%. Entre as empresas menores, com 150 a 249 colaboradores, a vulnerabilidade é ainda maior: 88% relataram preocupação com possíveis interrupções no próximo ano.
O setor industrial é o mais impactado na região, com 73% das organizações afirmando estar expostas a esse risco.
IA e automação como estratégias de mitigação
Apesar do cenário de perdas financeiras e desafios operacionais, a adoção de Inteligência Artificial (IA) e automação está avançando rapidamente. Na América Latina, 94% das empresas planejam ampliar o uso de IA para testes de software, uma tendência especialmente forte no setor de energia, onde 98% das organizações expressaram essa intenção.
No Brasil, 100% das empresas afirmaram ter planos de adotar IA para detectar falhas e acelerar processos. Além disso, 98% dos profissionais brasileiros demonstraram confiança no uso de agentes autônomos para apoiar a tomada de decisões e contribuir para a entrega de softwares com mais qualidade.
Imagem: Envato