A The Kraft Heinz Company anunciou que não lançará mais nenhum produto nos Estados Unidos com corantes artificiais do tipo FD&C (Food, Drug & Cosmetic), com efeito imediato. A empresa também informou que removerá os corantes FD&C restantes de todo o seu portfólio no país até o fim de 2027.
Atualmente, quase 90% dos produtos da Kraft Heinz nos EUA já estão livres desses corantes, com base nas vendas líquidas. Para a pequena parcela que ainda os utiliza, a companhia investiu recursos e mobilizou uma equipe para enfrentar esse desafio com uma estratégia em três frentes:
- Remover os corantes quando não forem essenciais para a experiência do consumidor
- Substituí-los por corantes naturais
- Criar novas cores e tonalidades quando não houver alternativas naturais equivalentes
“Como uma empresa alimentícia com mais de 150 anos de história, estamos constantemente evoluindo nossas receitas, produtos e portfólio para oferecer excelência aos consumidores e clientes”, afirma Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz na América do Norte.
Embora os corantes FD&C sejam aprovados há muito tempo pela Food and Drug Administration (FDA), a Kraft Heinz os emprega em poucos produtos. Como parte do processo, a empresa também incentiva os licenciados de suas marcas a eliminarem esses ingredientes.
“A grande maioria dos nossos produtos já utiliza corantes naturais ou nenhum tipo de corante, e temos avançado para eliminar os FD&C do restante do portfólio. De fato, retiramos corantes, conservantes e aromas artificiais do nosso icônico Kraft Mac & Cheese ainda em 2016. Nosso famoso ketchup Heinz nunca teve corantes artificiais, o vermelho vem simplesmente dos melhores tomates do mundo”, completa Navio.
Imagem: Shutterstock