Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Bares e restaurantes voltam a ter queda nas vendas após dois meses em alta

Índice Abrasel-Stone sugere recuperação nos próximos meses impulsionada por datas comemorativas em maio e junho

Redação de Redação
17 de maio de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo no foodservice deve chegar a R$ 241 bilhões em 2025
[the_ad id="169690"]

O volume de vendas em bares e restaurantes caiu 3,7% no mês de abril em comparação com o mês de março, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Comparando com o ano anterior, houve uma queda de 5,9% no setor. Nos primeiros quatro meses de 2024, as vendas diminuíram em relação ao mesmo período de 2023, sinalizando um alerta para os bares e restaurantes neste início de ano.

[the_ad id="138406"]

Esses números representam uma dificuldade adicional para o setor que, além de enfrentar um recuo no volume de vendas, ainda precisa lidar com as altas taxas de endividamento. Pesquisa recente da Abrasel indicou que 40% dos negócios apresentam pagamentos em atraso. Este resultado corrobora as dificuldades que o setor tem enfrentado: segundo o mesmo levantamento, 65% das empresas do setor operaram sem fazer lucro em março (25% em prejuízo e 40% em equilíbrio).

Roraima, Pará e Amazonas, apresentaram recuo de 13,9%, 7,8% e 7,6%, respectivamente; já os estados que registraram as menores reduções foram Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, com decréscimos de 1%, 1,5% e 2,1%, respectivamente.

Apesar dos resultados negativos, a expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma melhora no volume de vendas por conta das duas datas mais rentáveis para o setor: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A mesma pesquisa da Abrasel indicou que para mais de dois terços (62%) dos empreendedores, o Dia das Mães pode apresentar um faturamento 20% maior que no ano passado.

“Os dados do Índice Abrasel-Stone refletem um cenário desafiador para o setor de bares e restaurantes, com quedas significativas no volume de vendas em abril. As dificuldades são evidenciadas pela pesquisa da Abrasel, que aponta para altos índices de empresas com pagamentos em atraso e operando sem fazer lucro. Apesar disso, estamos otimistas em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados, que podem representar uma oportunidade de recuperação para o setor “, comentou José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel.

“O cenário atual nos mostra a importância da adaptação e inovação para enfrentar os desafios do mercado. Apesar das adversidades, as pesquisas indicam um cenário com oportunidades e a expectativa de uma possível recuperação nos próximos meses, impulsionada por datas importantes para o calendário do varejo, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e as festas juninas”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da StoneCo.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Inovação e tradição gaúcha na cena gastronômica de Chicago

Próxima Postagem

Ex-executivos do Burger King criam o Heat Group e compram o controle da Fazenda Churrascada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ex-executivos do Burger King criam o Heat Group e compram o controle da Fazenda Churrascada

Ex-executivos do Burger King criam o Heat Group e compram o controle da Fazenda Churrascada

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.