Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Inteligência artificial sobe ao palco do SXSW 2023

Importância do lado humano e das comunidades cresce com o avanço da tecnologia

  • de Larissa Féria
  • 2 anos atrás

A inteligência artificial é um dos principais temas no SXSW (South by Southwes) 2023, festival de inovação, que acontece até o próximo domingo, 19, em Austin, no Texas. De ChatGPT a jornadas de atendimento, a IA tem trazido mudanças aceleradas em diferentes segmentos.

Além de soluções, a inteligência artificial traz desafios e oportunidades. Para Renato Floh, diretor de Digital e Omnichannel  da Aliansce Sonae+brMalls, para iniciar essa jornada no IA, as empresas e pessoas devem explorar e testar essas soluções nas tarefas diárias. “Apenas esse exercício constante de gerar os “prompts” (comandos) corretos nos ajudarão a realmente utilizá-la a nosso favor”, diz.

Floh destaca que, em vários momentos do evento, foi discutida a importância do lado humano e das relações na evolução tecnológica. “Achei interessante como essa dicotomia entre a evolução tecnológica e o nosso anseio em manter uma relação mais humana, emocional e profunda fará cada vez mais parte do nosso dia a dia (pessoal ou profissional). O grande desafio é como achar essa equação balanceada”, afirma Floh.

Outro desafio abordado no SXSW é como não deixar crescer o abismo social que já existe por conta da tecnologia. “Uma provocação que me deixou bastante preocupado, é que já vivemos em um mundo com bastante desigualdade social. Aprender a viver nesse mundo e utilizar essas ferramentas será ainda mais complexo para as pessoas. Além de todo o gap que já carregamos, teremos que preparar todos (inclusive as crianças) para uma nova dinâmica. Nosso grande desafio, como sociedade, é como não deixar crescer ainda mais esse abismo social”.

O valor das comunidades

Para Thiago Salim Braga, head Corporativo de Marketing da General Shopping & Outlets do Brasil, o ponto central do SXSW é a valorização e reconhecimento das comunidades. “Todas as inovações, como ChatGPT, só fazem sentido em um cenário que você consegue usar esses serviços a favor do que a comunidade quer, e assim amplificar isso através das marcas”, diz.

Como exemplo, ele cita a sinergia entre o varejo e os shoppings, que já são palco de experiências, trocas e relações humanas. “O desafio é como podemos amplificar e dar voz a essas conexões, entendendo exatamente o que a população quer e atuar para isso, saindo de uma operação apenas voltada a transações, e indo para a valorização das relações. “Melhor do que vender, é construir comunidade” foi uma frase que absorvi aqui, e acredito que isso pode, e deve, ser aplicável a todo o varejo brasileiro como premissa”, afirma.

Outro destaque do festival, na opinião de Braga, é a descentralização de receita do varejo: além das vendas tradicionais, o varejo possui variadas formas de gerar receita com novos canais, parcerias, CRM, focando sempre na comunidade, e indo muito além do m² e ABL.

“Neste cenário pós-pandêmico, ouvimos muito que o físico não faria mais sentido para os consumidores, que o digital dominaria o futuro. Sem dúvidas o digital tem um papel fundamental, mas agora, em 2023, podemos comprovar que o contato físico ainda é indispensável, como seres humanos e como consumidores, é uma sinergia completa entre os dois que vai fazer as marcas continuarem a serem relevantes, atuando no figital.”

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

https://open.spotify.com/episode/5OJswwfF51ykXUGSOHE3y8

Imagens: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaIAinovaçãoInteligência Artificialinvestimentomercadonegóciosnotícia InfracommerceNotícias geraisprodutosSXSWtecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile