Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão

Parte das PMEs brasileiras ainda desconhece a LGPD

Redação de Redação
17 de março de 2020
no Gestão, Inovação, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
LGPD na loja física e a confiança do cliente

Pesquisa realizada pela plataforma Capterra revela que somente 40% dos pequenos e médios empresários estão totalmente preparados para a entrada em vigor da lei que regulará o uso de dados pessoais no Brasil.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em menos de seis meses, e as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras terão de correr para se adaptar a tempo à nova norma.

A pesquisa ouviu 224 CEOs e profissionais com cargos diretivos de companhias de todo o país entre os dias 5 e 6 de fevereiro.

A complexidade da nova norma é apontada como o grande desafio tanto para as empresas que já finalizaram o processo de conformidade (82%) como para aquelas que estão no meio do processo (59%).

“É importante lembrar que a LGPD é inspirada na GDPR, a lei de proteção de dados europeia, em vigor desde maio de 2018”, destaca Lucca Rossi, analista do Capterra responsável pelo estudo.

“A experiência de outros países traz benefícios e ajuda tanto os legisladores, que podem se espelhar em textos já consolidados, como as empresas, que já estão mais alertas ao tema. Mas a característica complexa do tema não impede que a LGPD escape de produzir confusão aos profissionais não técnicos.”

O levantamento também investigou os procedimentos atuais de coleta, armazenamento e tratamento de dados das PMEs.

A grande maioria dos entrevistados utiliza as redes sociais (64%) para realizar a atividade e quase a metade (48%) o faz por meio das informações que os próprios clientes inserem no site das empresas, mas um grande número (55%) dos empresários entrevistados afirma ainda coletar pessoalmente os dados dos seus clientes, seja em feiras ou eventos.

“Esse é um ponto importante, já que o nível de digitalização de um negócio e a maneira como ele organiza os seus processos terá influência direta no trabalho de adaptação às novas regras. Cada negócio deverá fazer um plano detalhado para o processo de conformidade”, completa Rossi.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Domino’s Pizza lança entrega sem contato no Brasil

Próxima Postagem

Novos modelos de negócios de varejo na prática – Parte 1

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
consumidor-no-centro

Novos modelos de negócios de varejo na prática - Parte 1

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile