Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Patrimar bate recorde em 2023 com R$ 1,5 bi em imóveis vendidos, 107% a mais que em 2022

A companhia adquiriu 13 terrenos ao longo do ano passado, com um valor de vendas potencial de R$ 2,2 bilhões

Redação de Redação
17 de janeiro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Patrimar

O Grupo Patrimar, de construção e incorporação de imóveis, encerrou o ano de 2023 com vendas de R$ 1,509 bilhão, um crescimento de 107% em relação a 2022. O volume foi recorde para a empresa, que atua nos segmentos de baixa, média e alta renda. No quarto trimestre, as vendas foram de R$ 368 milhões, alta de 153% em um ano.

Os lançamentos somaram R$ 1,905 bilhão ao longo do ano passado, avanço de 40% na comparação com o ano anterior. Foram 15 empreendimentos lançados, sendo seis deles no quarto trimestre, em que o valor foi de R$ 582 milhões, uma alta de 84% ante o mesmo período de 2022.

A velocidade de vendas (VSO), indicador que aponta o giro do estoque, foi de 52% no ano, um crescimento de 13 pontos porcentuais ante 2022.

“Uma velocidade de vendas de 52% é muito robusta, e provavelmente é das maiores que o mercado viu em 2023”, afirmou o diretor de Finanças e de Relação com Investidores da Patrimar, Felipe Enck Gonçalves. “Praticamente vendemos o que lançamos. Foi uma conquista muito grande para uma companhia que vem se equilibrando em todos os segmentos.”

Os números da Patrimar incluem a Novolar, que atende a clientes de menor renda. É por meio dela que o grupo opera no Minha Casa Minha Vida (MCMV), programa que Gonçalves acredita que neste ano terá horizonte positivo, graças ao controle da inflação, que aumenta a renda disponível em especial entre as famílias de menor renda.

Na operação como um todo, ao longo de 2024, o valor dos lançamentos não deve diferir da faixa que a companhia tem apresentado anualmente, de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões. O que pode mudar é a quantidade de empreendimentos: a maior participação de projetos do MCMV deve agregar unidades de menor tíquete, mas também mais numerosas que na média e na alta rendas.

No programa do governo federal, o financiamento é feito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é mais estável que a poupança, embora discussões em andamento, como a da possível mudança de remuneração das contas, preocupem o setor. Na poupança, Gonçalves afirma que o ano tende a ser estável, após um 2023 em que as cadernetas tiveram retiradas de R$ 87,8 bilhões, a segunda maior retirada da história.

“Não vejo 2024 como um problema. Se mantivermos o mesmo ritmo de 2023, talvez haja um problema de funding financiamento à frente, mas todo mundo tem trazido soluções para o financiamento”, diz ele.

Terrenos

A Patrimar encerrou o ano passado com um banco de terrenos (landbank) também recorde, de R$ 12,9 bilhões, 14% acima do valor observado em dezembro de 2022. A companhia adquiriu 13 terrenos ao longo do ano passado, com um valor de vendas potencial de R$ 2,2 bilhões. Mais de 93% do total investido foi via permuta, reduzindo a demanda por caixa.

Segundo o diretor, neste ano, o banco de terrenos deve ficar estável. “Se lançarmos R$ 2,5 bilhões, vamos comprar R$ 2,5 bilhões; se lançarmos R$ 2 bilhões, vamos comprar R$ 2 bilhões, exatamente para não ficarmos com projetos que não temos capacidade de executar”, diz ele.

O foco da empresa continuará sendo nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, que são os maiores mercados da empresa, e também no interior de São Paulo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Cohab-SP inclui seguro garantia em edital para contratar 40 mil unidades habitacionais

Próxima Postagem

Banco do Brasil desembolsa R$ 195 bi em crédito rural em 2023, 8,4% mais que 2022

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Banco do Brasil ganha prêmio internacional de diversidade e inclusão no segmento Private

Banco do Brasil desembolsa R$ 195 bi em crédito rural em 2023, 8,4% mais que 2022

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.