Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Trabalhador paga 68% mais caro ao optar pelo café expresso em vez do coado na hora do almoço

O custo do cafezinho está pesando mais no bolso do brasileiro com alta de 100% nos últimos dez anos

Redação de Redação
16 de novembro de 2023
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
café
[the_ad id="169690"]

O café pode pesar um pouco mais nos gastos do trabalhador, a depender do tipo escolhido da tradicional bebida. De acordo com os dados da Pesquisa +Valor, realizada pela Ticket, o preço médio do café expresso ofertado após o almoço é vendido à média de R$ 6,01, valor 68% mais caro que o tipo coado, que custa em média R$ 3,58.

[the_ad id="138406"]

A depender da região, essa diferença pode chegar a 188%, como no Centro-Oeste, onde o tipo coado registrou a média de R$ 1,69, ante os R$ 4,88 do expresso. Já as regiões Sudeste e Norte lideram com o expresso mais caro, R$ 6,31 e R$ 6,24, respectivamente. O tipo coado tem o seu maior desembolso na Região Sul, por R$ 4,54 seguido da Norte, à R$ 4,50.

A pesquisa também traz a média geral do preço do cafezinho, que é o valor combinado entre os dois tipos, o expresso e o coado. O resultado revela que o desembolso com a bebida já corresponde a 10,3% do valor de uma refeição completa no horário do almoço. O preço médio da refeição a nível nacional é de R$ 46,60, que, além do café, inclui o prato, a bebida e a sobremesa.

A bebida, que de acordo com o estudo foi encontrada a um preço médio nacional de R$ 4,72 no último ano, já é 100% mais cara do que o valor de dez anos atrás. Em 2014, a xícara de café custava em média R$ 2,39. Além do custo ter dobrado, o incremento no preço também acelerou acima da inflação, que no simulado com a correção de acordo com o IPCA seria de R$ 4,04.

“Vale considerar que os estabelecimentos consideram no conjunto da composição do seu cardápio uma série de gastos, como locação, equipe, matéria-prima e outros itens que aumentaram de forma distinta além da inflação”, ressalta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Onda de super calor

A previsão meteorológica para os próximos dez dias, a partir deste fim de semana, é de uma onda de calor intensa. Além da temperatura, sobe também o faturamento da gastronomia leve, dos estabelecimentos ao ar livre e que servem bebidas refrescantes – mais requisitados pelos clientes. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo (Abrasel-SP) estima um crescimento de 15% a 20% nas receitas das casas com esse perfil na capital paulista entre sábado e domingo.

“O calor chama as pessoas para a rua”, afirma Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel-SP. Segundo Paim, nesse período, aumentam as buscas por locais com mesas nas calçadas, por bares e restaurantes japoneses e de comida vegana e vegetariana.

Por outro lado, locais com foco gastronômico voltado para massas, comida brasileira mais pesada, como a feijoada, tradicionalmente servida aos sábados, ou pratos quentes, como os das casas de fondue, tendem a ter menos público no mesmo período.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Walmart tem lucro de US$ 453 milhões no 3º tri, mas projeta guidance aquém das expectativas

Próxima Postagem

Anatel adota política de igualdade de gênero para indicar membros ao Conselho Diretor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Anatel adota política de igualdade de gênero para indicar membros ao Conselho Diretor

Anatel adota política de igualdade de gênero para indicar membros ao Conselho Diretor

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.