Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Farmácias puxam vendas e varejo cresce 0,5%

Redação de Redação
16 de novembro de 2017
no Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Após dois meses de resultados ruins, melhora se sustenta no avanço de 4,3% nos negócios das drogarias e perfumarias; nos supermercados, alta de 1% se dá pela queda no preço dos alimentos

Um incremento no volume de vendas na casa dos 4,3% colocou as farmácias, novamente, como protagonistas das vendas no varejo brasileiro em setembro. O resultado, que se dá na comparação com agosto, serviu para reverter as perdas do mês anterior, quando o comércio encolheu 0,4%.

“A alta para o mês de setembro era esperada dado o desempenho enfraquecido de agosto. O que surpreende foi o salto no segmento de farmácias e perfumarias, que deu um salto importante no volume de vendas”, comentou doutora em varejo pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Paulista (Unip), Mara Cristina Valadares.

Na visão da especialista o segmento de drogarias vinha se mostrando mais resiliente a crise, apesar da queda também nos itens de perfumarias, considerado supérfluo em um momento de contenção de custos das famílias.

“Com o avanço em setembro, podemos concluir que houve um crescimento generalizado na categoria, incluindo os não medicamentos, que vinham mais fragilizado”, conta.

O resultado pode ser confirmado pela última pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que contabilizou os negócios das 26 redes associadas à entidade. Segundo o balanço, entre janeiro e setembro, a venda dos não medicamentos (que engloba itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência) movimentou R$ 10,42 bilhões – o que representa um acréscimo de 7,21% sobre um ano antes.

Resultado mensal

Com o resultado de setembro, que foram melhores que a expectativa de analistas de mercado, o segmento varejista tende a entrar em uma onda de vendas melhores, principalmente por conta do Natal e das condições macroeconômicas.

“A inflação baixa e principalmente a ligeira recuperação do mercado de trabalho leva ao aumento de demanda”, explicou a coordenadora da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes.

A previsão de um Natal mais forte se dá quando analisamos o resultado na comparação internual. Quando comparado com setembro do ano passado as vendas subiram 6,4%.

“As condições econômicas – juros, preços, renda e expectativas – conspiram favoravelmente para que a economia brasileira registre taxa do produto interno positivo em 2017 e o comércio varejista apresente inflexão, após dois anos de fortes quedas consecutivas”, afirma o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Everton Junior. De acordo com ele, a entidade já trabalha com perspectivas melhores para as vendas no último mês do ano, com expectativa de crescimento na casa dos 4,8% sobre o Natal de 2016, levemente maior que a previsão anterior (4,3%).

“O resultado de setembro justifica-se, entre outros fatores, pelo processo de desinflação dos produtos alimentícios e pela maior confiança dos consumidores em realizar gastos”, completa o economista.

Quando analisamos outros segmentos, aparece como destaque também as vendas nos supermercados (1%) e de Outros Artigos de Uso Pessoal (2,9%). Ainda com variações positivas, figuram Tecidos, vestuário e calçados (0,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,9%). Por outro lado, sinalizando queda nas vendas na comparação com agosto de 2017, encontram-se Combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,4%), ambos registrando o terceiro recuo seguido.

Fonte: DCI

Postagem anterior

Um propósito para a Black Friday

Próxima Postagem

Black Friday do Shopping Pátio Higienópolis terá até 70% de desconto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Black Friday do Shopping Pátio Higienópolis terá até 70% de desconto

Black Friday do Shopping Pátio Higienópolis terá até 70% de desconto

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile