O Pinterest lançou novos recursos que permitem aos usuários decidir se querem ver mais ou menos conteúdo de Inteligência Artificial (IA) em seus feeds. O novo controle de preferências já está disponível para Android e desktop, e o lançamento para iOS está previsto para as próximas semanas.
O controle atualizado possibilita reduzir a exibição de conteúdo gerado por IA em Pins de categorias como beleza, arte, moda e decoração — áreas que costumam concentrar mais imagens criadas ou alteradas por inteligência artificial. A plataforma também pretende adicionar novas categorias futuramente, com base no feedback dos usuários.
“Nossos usuários estão no centro de tudo o que fazemos. Com os novos controles de IA generativa, estamos dando às pessoas mais poder para personalizar sua experiência no Pinterest, encontrando o equilíbrio ideal entre criatividade humana e inovação da IA, e garantindo que cada feed reflita o que mais inspira cada pessoa”, comenta Matt Madrigal, diretor de Tecnologia do Pinterest.
As preferências podem ser gerenciadas nas configurações do Pinterest, na opção “refinar suas recomendações”. A partir daí, é possível ajustar e visualizar menos imagens geradas por IA em cada categoria compatível. Outra alternativa é tocar no ícone de três pontos no canto inferior direito de um Pin que não combine com o estilo desejado e selecionar uma categoria. Caso mude de ideia, o usuário pode revisar as preferências a qualquer momento.
No início deste ano, a plataforma introduziu rótulos de IA generativa, que identificam visualmente os Pins detectados como gerados ou modificados por esse tipo de tecnologia. Esses rótulos ficarão mais visíveis nas próximas semanas, à medida que os sistemas de detecção forem aprimorados.
Imagem: Reprodução/Pinterest


