Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

WhatsApp impulsiona vendas em bares e restaurantes, aponta Abrasel

Pesquisa revela que 63% dos estabelecimentos utilizam o app como ferramenta de venda direta

Redação de Redação
16 de outubro de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
WhatsApp

O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para as vendas no setor. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em setembro, 63% dos estabelecimentos utilizam o aplicativo para comercializar seus produtos, indicando uma tendência de proximidade com os clientes.

Embora 47% dos entrevistados apontem os aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, como suas plataformas preferidas para vendas, outros 32% indicam o WhatsApp como a principal ferramenta de delivery. “Além da praticidade que oferece, o uso do WhatsApp permite aos estabelecimentos uma interação personalizada e ágil, o que fortalece o relacionamento com os clientes”, afirmou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

A pesquisa também abordou a satisfação dos empresários em relação ao uso do WhatsApp. Segundo o levantamento, 53,5% dos entrevistados raramente recebem reclamações sobre o uso do aplicativo, enquanto 14,2% afirmaram nunca ter recebido queixas. Por outro lado, 4% consideram as reclamações frequentes, mostrando que ainda há pontos a serem aprimorados.

Em relação às dificuldades enfrentadas pelos consumidores ao utilizar o WhatsApp, 34,4% dos empresários classificaram a experiência de compra como moderadamente difícil, 34,3% como fácil e 13,6% como muito fácil. Apenas 6,9% afirmaram que os clientes enfrentam dificuldades significativas na utilização da ferramenta.

A maioria dos estabelecimentos (65,6%) ainda conta com pessoas operando o aplicativo, enquanto 14% utilizam bots para automatizar o atendimento. Quando ocorrem problemas, 86,6% dos empresários preferem direcionar o cliente para um atendente humano, reforçando a importância de manter um atendimento personalizado.

Parceria entre Abrasel e Blip 

Com o crescimento do uso do WhatsApp como ferramenta de vendas e atendimento, a Abrasel firmou uma parceria com a Blip, empresa especializada em comunicação automatizada. A colaboração visa modernizar e otimizar os processos de pedidos e entregas, integrando o WhatsApp ao padrão Open Delivery, que centraliza dados de diferentes softwares de entrega em uma única plataforma.

“Somos o país do WhatsApp para além das conversas com familiares e amigos. O app se tornou uma ferramenta essencial de comunicação, em especial no varejo e no atendimento ao cliente. Estamos entusiasmados com nossa parceria com a Abrasel, integrando o WhatsApp ao padrão Open Delivery. Isso permitirá maior padronização do mercado e levará tecnologia de ponta para estabelecimentos de todos os portes”, afirmou Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip.

Imagem: Divulgação (imagem gerada por IA)

Postagem anterior

Rede de farmácias Walgreens fechará 1.200 lojas nos próximos três anos

Próxima Postagem

JBS amplia alcance de programa de regularização ambiental do produtor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS amplia alcance de programa de regularização ambiental do produtor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile