Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Geração Z sofre 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers

Akamai aponta que a Geração Z é a maior usuária do Pix, que é um dos principais alvos de tentativas de golpes

Redação de Redação
16 de setembro de 2024
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Geração Z sofre 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers

A Geração Z é a mais afetada pelos golpes online. Os nascidos entre 1997 e 2012 sofrem 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers, a geração de pessoas nascidas entre 1946 e 1964. A pesquisa foi realizada pela empresa Akamai, especializada em computação em nuvem e cibersegurança.

O estudo foi conduzido com mais de 900 pessoas, que responderam a perguntas sobre comportamento de compras online no Brasil. Do total de entrevistados entre 18 e 24 anos, 44,7% afirmaram nunca ter sofrido um golpe na internet. Já na faixa entre 24 e 29 anos, os que disseram nunca ter sido vítimas desse tipo de crime representam 45,3%. No grupo dos baby boomers, esse percentual foi de 52,3%.

“Por serem nativos digitais e estarem conectados à internet por mais tempo, os integrantes da Geração Z são mais acometidos por tentativas de estelionato digital”, afirma o especialista em cibersegurança e co-CEO da ISH Tecnologia, Allan Costa.

Costa destaca que esse fenômeno não acontece apenas no Brasil, sendo observado também nos Estados Unidos e em países da Europa. “O comportamento é o mesmo. É algo geracional”, acrescenta.

Pagamentos online

Com maior adesao em adoção de tecnologias, o estudo da Akamai mostra que, 75,5% das pessoas entre 18 e 24 anos afirmaram usar Pix para realizar compras online. O menor patamar é daqueles acima de 60 anos, chegando a quase 48%.

“Como os mais jovens estão mais acostumados ao uso da tecnologia, fazem muitas coisas no piloto automático”, afirmou Costa. “Essa falta de atenção gera maior propensão a cair em golpes ou clicar em links maliciosos”.

O Pix é um dos maiores alvos das tentativas de golpes. Segundo a empresa de pagamentos em tempo real ACI Worldwide, em 2023, criminosos desviaram R$ 1,5 bilhão em golpes do Pix. O novo meio de pagamento também foi apontado como um dos fatores para o aumento no número de golpes em 2023, que cresceu 8,2% ante a 2022, segundo o Anuário da Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Categorias de golpe

Entre as categorias de golpe, o mais comum em qualquer faixa etária foi a compra de produtos que nunca foram entregues, atingindo um em cada quatro respondentes (25%).

Em segundo lugar ficou a clonagem de cartão de crédito após compra em sites, que afetou 14% dos entrevistados pela pesquisa. Nesse golpe em particular, os baby boomers têm o dobro de chance de serem vítimas em comparação aos mais jovens, de acordo com a pesquisa da Akamai.

Para os especialistas em cibersegurança, esse problema de insegurança digital é geral e acomete a população devido a uma falta de maturidade do país no tema. “No âmbito geral há pouca conscientização sobre esses golpes”, afirma Costa. “As pessoas sempre acham que não vai acontecer com elas.”

Com informações de DC News.
Imagem: Divulgação/iStock

Postagem anterior

Custo do cafezinho corresponde a 10% do valor da refeição em restaurantes

Próxima Postagem

Senna Tower, o maior prédio residencial do mundo, será construído em Balneário Camboriú

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
receber o Senna Tower. Segundo divulgado pela construtora FG Empreendimentos, o empreendimento terá 500 metros de altura e contará

Senna Tower, o maior prédio residencial do mundo, será construído em Balneário Camboriú

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile