Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Vanessa Sandrini: “É para o executivo que está aqui sentar e pensar nessa questão”

A diretora de varejo do JHSF/Fasano questionou o público presente sobre a falta de mulheres em cargos de liderança no varejo

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
16 de setembro de 2022
no ESG, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
mulheres no varejo

A presença de mulheres em cargos de liderança no varejo ainda é pequena. De acordo com dados da FGV Direito, a maioria dos estudantes nas faculdades brasileiras são de mulheres, mas apenas 2% de mulheres ocupam cargos de presidência entre as 250 maiores empresas do Brasil. Os dados escancaram uma realidade de séculos de desigualdade e opressão que refletem até hoje as diferenças no tratamento e nas oportunidades. Apesar dessa questão estar latente na sociedade nesses últimos anos, ainda existe um longo caminho para mudança.

O debate sobre a presença das mulheres no setor de varejo ocorreu no terceiro e último dia do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo foi parceira de mídia e fez uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres no Varejo, explica que os tempos são diferentes e hoje vemos mais mulheres em posições de liderança, mas que isso ainda é muito pouco. “Atualmente 13% dos cargos de CEO no mundo são ocupados por mulheres e 1% por mulheres negras”, destacou.

A presidente do instituo também citou a questão da gravidez, que muitas vezes é tratada com preconceito e como um impeditivo na cultura das empresas. “Tem vários papéis que temos que começar a mudar mindsets”, complementou.

Segundo Vanessa Sandrini, diretora de varejo da JHSF/Fasano, os dados estão ali apenas para chamar a atenção para a pauta, o que está faltando são ações de conselheiros que são, na maioria, homens. A executiva também explicou que o ideal seria que pessoas pudessem chegar a esses postos de liderança sendo quem são e não tendo que se enquadrar em características e comportamentos.

Ela ainda citou como, historicamente, mulheres precisavam se masculinizar para serem aceitas nessas posições. “A organização precisa entender que é impossível prosperar deixando metade das pessoas para trás”, comentou.

A situação atual

“A gente percebe que realmente temos muito trabalho pela frente”, disse Sandra ao ser questionada sobre como está na prática a atuação das companhias. A presidente ainda destacou que existem coisas básicas que podem ser feitas pelas empresas, mas que não estão sendo vistas.

De acordo com Karol, diretora de marketing da Royal Supermercados e influenciadora, a reputação da empresa, ainda mais em um momento que as redes sociais estão tão integradas e presentes, é um ponto que impacta diretamente nas decisões. “A reputação é muito importante, mas será que, na prática, ela realmente funciona. Ainda tem que evoluir muito, sair do outdoor e ir para execução” completou.

Na mesma linha, Vanessa também abordou a questão da reputação ao explicar o porquê de muitas empresas iniciarem projetos voltados para diversidade e inclusão. “Hoje existe uma preocupação geral de como blindar minha empresa de comentários”, explica.

A diretora ainda fez questão de reforçar ser um momento desafiador, mas também ideal para provocar mudanças. Para ela, a diversidade é uma das formas das empresas inovarem e ampliarem os olhares sobre diversas questões. “Mais do que ver mulheres, eu queria ver a diversidade acontecer, por uma questão de ser melhor para mim, para vocês e para sociedade”, finalizou Vanessa.

Imagem: Marcelo Audinino

Postagem anterior

BC comunica vazamento de dados de 137.285 chaves Pix ligados ao Abastece Aí

Próxima Postagem

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
novo

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.