Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Google lança IA generativa nas buscas para os usuários no Brasil; veja como funciona

A ferramenta poderá resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas a partir de uma busca do usuário no site

Redação de Redação
16 de agosto de 2024
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Google

Depois de iniciar os testes no Brasil em junho, o Google vai liberar, oficialmente, a ferramenta AI Overviews para todos os usuários no País a partir desta quinta-feira, 15. O recurso, que usa inteligência artificial (IA) generativa para resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas diretamente nas buscas do Google, chega com o nome “Visões Gerais criadas por IA” e poderá ser acessado pelo site de pesquisa.

A ferramenta poderá resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas a partir de uma busca do usuário no site. Com ele, não é necessário clicar em nenhum link ou ser redirecionado para nenhum outro portal para obter as informações desejadas. Na prática, um resumo com as principais informações sobre o que o usuário deseja saber aparece na mesma tela de busca, acima dos links.

“A experiência de IA generativa na Busca têm o potencial de revolucionar a maneira como buscamos informações. Ela permite que as pessoas explorem novos tipos de perguntas, encontrem as informações necessárias com mais rapidez e acessem o melhor conteúdo que a internet oferece”, afirmou Hema Budaraju, diretora sênior de produto da Busca, em um comunicado.

O novo modelo é profundamente diferente do atual, que prescinde da existência de outros sites e produtores de conteúdo – afinal, o Google foi criado em 1998 para organizar e ranquear páginas na web. A partir da mudança, esse não será mais o modelo da companhia, que vai reutilizar as informações já disponíveis na rede. Isso pode ser um divisor de águas na forma como fazemos pesquisas na web e acessamos sites.

Em uma nova atualização, lançada juntamente com a chegada da ferramenta em outros países, o Google afirmou que vai incluir uma página lateral na pesquisa, quando feita a partir de um desktop, para incluir links relacionados à busca que possam ser relevantes ou completar a pesquisa. Em celulares, essa sinalização será feita por ícones de sites.

A empresa também está testando uma espécie de hiperlink no próprio texto gerado pela IA, para redirecionar os usuários para o local de origem da informação de forma mais clara.

No Brasil, a ferramenta já tinha entrado em fase de testes em junho deste ano, um mês depois de ser anunciada durante um evento do Google em maio. Não é necessário ter nenhuma assinatura para usar o Visões Gerais de IA nas pesquisas da empresa.

Outros países como Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia, México, além do Brasil, também estão recebendo a novidade nesta quarta-feira em seus idiomas locais.

Como funciona o AI Overview

Lançado no último Google I/O, principal evento de desenvolvedores da empresa, o AI Overview é um recurso de IA generativa nas pesquisas do site que vai permitir com que os resultados sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas.

O AI Overview também vai poder ser personalizado para cada usuário e vai oferecer suporte para perguntas mais complexas, ou seja, com maiores detalhes sobre o que se deseja pesquisar. O usuário poderá incluir informações sobre vários aspectos em uma mesma pesquisa. A empresa espera que o serviço atinja um bilhão de pessoas até o final do ano.

“Com o Overview, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas, fazem mais perguntas e essas são oportunidades adicionais para as pessoas”, afirmou Liz Reid à reportagem, durante uma entrevista coletiva na sede do Google.

O lançamento do recurso foi uma resposta ao mercado crescente de IA. A gigante ficou pressionada desde que a OpenAI lançou o ChatGPT, em novembro de 2022: o chatbot passou a ser usado também como um local de busca de informações, o que acendeu o sinal de alerta na companhia. Com a fluidez da ferramenta de Sam Altman e o surgimento de novas rivais como a Perplexity AI, o Google precisava proteger sua mais tradicional ferramenta e a opção foi jogar no mesmo terreno das novatas: IA generativa.

Antes do AI Overview, o Google passou todo o ano de 2023 experimentando com outro recurso de IA generativa na busca, o Search Generative Experience (SGE), disponível apenas para alguns usuários via Google Labs, que funcionava como uma espécie de chatbot nas buscas, trazendo respostas que dispensam o clique nos sites.

Com informações de Estadão Conteúdo (Bruna Arimathea e Bruno Gomes).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

“Tecnologia e inovação são pilares estratégicos e transversais no Boticário”

Próxima Postagem

Cielo deixa a Bolsa após 15 anos com menos de 20% do mercado e amplia desafio de controladores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cielo terá 3 mil maquininhas "inteligentes" no festival Lollapalooza Brasil

Cielo deixa a Bolsa após 15 anos com menos de 20% do mercado e amplia desafio de controladores

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile