Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Assaí Atacadista e Connecting Food se unem para redistribuir alimentos e evitar desperdício

Desde 2021, mais de 240 lojas realizaram doações; legumes, frutas e verduras são os excedentes de maior quantidade

Redação de Redação
16 de agosto de 2024
no ESG, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Assaí Atacadista e Connecting Food se unem para redistribuir alimentos e combater desperdício

Na luta contra o desperdício de alimentos, o Assaí Atacadista e a Connecting Food, foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas às organizações sociais, já distribuíram mais de 3 mil toneladas de alimentos, em uma parceria que iniciou em 2021.

No ano passado, foram doados mais de 1,5 mil toneladas de alimentos de 185 lojas do varejista, o que representa um aumento de 211% em relação a 2022. De janeiro deste ano até maio, já foram obtidos mais de 750 quilos de alimentos excedentes ainda bons para consumo humano, sendo frutas e verduras os excedentes de maior quantidade.

“Temos o Assaí como um parceiro fundamental na luta contra o desperdício de alimentos. Por meio do Destino Certo, programa de impacto social do Assaí, ajudamos dois meios importantes: o social e o ambiental”, afirma Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food. De acordo com a executiva, a ação possibilitamos que as doações cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade, além de reduzir o desperdício de comida, que é um dos fatores de degradação do meio ambiente. “Damos uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que ainda estão próprios para consumo”, complementa.

Como funciona a operação

A Connecting Food operacionaliza o processo de doações de alimentos para que o pilar de desperdício de alimentos traga o impacto socioambiental na estratégia ESG do Assaí. Atualmente, 247 lojas do grupo varejista passam por essa gestão. O trabalho é feito por meio de uma minuciosa análise de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e destinação dos alimentos às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

“Evitar a perda de produtos perecíveis é desafio no segmento do varejo alimentar e, no Assaí, a gestão de resíduos é um dos temas prioritários em nossa estratégia de sustentabilidade. Nesse sentido, temos desenvolvido iniciativas robustas, como o Destino Certo, que, por um lado, combate o desperdício de alimentos em nossas operações e, por outro, garante que esses produtos possam fazer a diferença em um país onde o problema da fome ainda é uma questão grande a ser enfrentada”, ressalta Fábio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí.

Para que a doação seja efetiva, a foodtech cria uma rede entre as organizações sociais e as lojas doadoras, que fazem a separação do alimento, para garantir que chegue apenas alimentos de qualidade nas organizações sociais. É realizada a verificação da idoneidade dessas instituições e o acompanhamento de todo o processo para assegurar que a comida realmente saia dos doadores e chegue a quem precisa.

“A nossa grande força-motriz é não deixar que os alimentos bons para consumo humano, mas que perderam o valor comercial, acabem na lata de lixo. Afinal, a alimentação adequada é um direito que deve ser assegurado a todos, e desperdiçar alimentos nunca deve ser uma opção. Por isso, precisamos que empresas, organizações e sociedade como um todo estejam cada vez mais engajadas na causa”, reforça Alcione.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Carga aérea doméstica no Rio aumentou 30% no 1º semestre, aponta RIOgaleão

Próxima Postagem

GPA apresenta nova identidade de Qualitá com foco em inovação e segmentação do portfólio

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Qualitá

GPA apresenta nova identidade de Qualitá com foco em inovação e segmentação do portfólio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.