Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

MEIs movimentam mercado brasileiro de pizza

Levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil indica que 53% dos profissionais do setor de pizza registram-se como microempreendedores individuais

Redação de Redação
16 de agosto de 2023
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
MEIs movimentam mercado brasileiro de pizza
[the_ad id="169690"]

Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, os microempreendedores individuais (MEIs) representam a maior parcela de negócios no país. Apenas no primeiro trimestre de 2023, o grupo chegou a 798.826 representantes, o que abrange 94% dos empreendimentos nacionais. Diante desse contexto, um levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), evidencia que essa grande representatividade desse perfil de empreendedor acontece também no mercado de pizza.

[the_ad id="138406"]

Ao considerar a base de amostragem do estudo que contempla 70.839 pizzarias, é possível identificar que 94% dos estabelecimentos estão classificados como microempresas. Ou seja, locais que operam com menos de dez colaboradores a partir de uma pequena quantidade de capital. Dessa quantia, 53% são MEIs. “A partir do material, que analisa os dez últimos anos do setor, observamos uma evolução. Em 2012 foram abertas 314 unidades de estabelecimentos com o registro de microempreendedor individual. Já em 2022, o número de aberturas identificadas no ano foi de 7.827, totalizando 36.925 pizzarias pelo regime MEI”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.

Outro dado que vale ressaltar diante desse recorte é que nos últimos três anos, o número de aberturas de MEI no segmento de pizzas (24.494) superou o de fechamentos (14.146). “Acreditamos que a pandemia pode ter tido uma influência nesse cenário, visto que com a chegada da Covid-19 muitos brasileiros perderam o emprego e passaram a enxergar no empreendedorismo uma oportunidade para garantir a renda no final do mês. No caso do microempreendedor individual, as condições de trabalho e as burocracias de operação desses profissionais são menos complexas, o que também reflete na sobrevivência dos negócios”, explica Cardamoni.

Abrangência

O levantamento da Apubra destaca o Sudeste como o maior representante do mercado de pizza, visto que a região concentra 50% dos empreendimentos em operação. Em seguida, encontra-se o Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

“Percebemos um cenário de alta concorrência no Sudeste. Já Norte e Nordeste são regiões para manter uma atenção especial porque estão demonstrando mais receptividade perante esse tipo de empreendimento”, avalia o presidente, que também pontua a importância de uma busca por desenvolvimento desses profissionais. “O MEI tem um papel importante na economia porque traz a possibilidade do pequeno empreendedor conseguir trabalhar de forma regularizada, mas também sabemos que na prática é um desejo desse profissional crescer só que muitas vezes ele acaba operando em um formato irregular, o que prejudica a evolução do negócio”, revela.

Ainda de acordo com o executivo, o mercado da pizza proporciona um potencial de crescimento, mas que para usufruir das possibilidades do segmento, é preciso se preparar para se manter competitivo. “É fundamental ter um plano de crescimento do negócio, sendo importante refletir sobre a ampliação e estruturação adequada da empresa”, comenta.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Relatora no Cade vota para rejeitar consórcio entre Ultragaz e Supergasbras

Próxima Postagem

Shoppings: administradora Saphyr é comprada pela HSI e passa a se chamar Alqia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Shoppings: administradora Saphyr é comprada pela HSI e passa a se chamar Alqia

Shoppings: administradora Saphyr é comprada pela HSI e passa a se chamar Alqia

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.