Após anos sendo superada pela Apple, Vivo e outras marcas, a Huawei Technologies está de volta ao topo do mercado de smartphones da China.
A gigante chinesa embarcou 12,5 milhões de smartphones no segundo trimestre, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation. Embora isso represente uma queda de 3,4% em relação ao ano anterior, a Huawei deteve cerca de 18% de participação no mercado e foi a marca mais vendida pela primeira vez em mais de quatro anos.
A contagem da Apple foi de 9,6 milhões de unidades durante o trimestre, deixando sua participação de mercado em pouco menos de 14%.
A Huawei, que possui um portfólio de produtos que vai de eletrônicos de consumo a equipamentos de telecomunicações, tem recuperado terreno no mercado de smartphones de Pequim após sanções comerciais limitarem seu acesso a chips avançados.
Retorno ao mercado de smartphones do Brasil
No mês passado, a Huawei anunciou anunciou o retorno para o mercado brasileiro de celulares, onde havia deixado de atuar há cinco anos. Nessa volta, a multinacional vai focar em aparelhos de ponta, apostando em modelos com telas dobráveis – um segmento ainda pouco explorado por aqui.
Os modelos que estão sendo lançados pela Huawei são o Mate X6 e o Mate XT Ultimate Design – este último é o primeiro smartphone do mundo com tela que se dobra em três partes. Esses aparelhos foram lançados na China no fim de 2024, com o X6 sendo vendido por 13 mil yuans (cerca de R$ 10 mil) e o XT, por 20 mil yuans (cerca de R$ 15,5 mil).
Os preços que serão praticados no Brasil ainda não foram divulgados pela companhia, nem a data exata de início das vendas. Por ora, foi informado apenas que os produtos poderão ser encontrados na Amazon, Shopee, Mercado Livre e TikTok shop.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires e Circe Bonatelli).
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast.
Imagem: Shutterstock