Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Visitas a lojas crescem 4,5% no 1º semestre e reforçam otimismo para o varejo em 2025

Mesmo diante da cautela do consumidor frente ao cenário macroeconômico e da retração expressiva observada em junho

Redação de Redação
16 de julho de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O movimento de visitantes em lojas cresceu 4,5% no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), levantamento mensal produzido pela Seed Digital. A apuração mostra que, mesmo diante da cautela do consumidor frente ao cenário macroeconômico e da retração expressiva observada em junho, o setor mostrou resiliência e reforça o otimismo para a segunda metade do ano.

O índice cruza informações baseadas em 35 milhões de visitantes mensais, em milhares de lojas por todo o Brasil. Para o segundo semestre, a expectativa é de um desempenho ainda mais aquecido. Historicamente marcado por datas fortes, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, o período deve registrar crescimento de +17% frente aos primeiros seis meses deste ano, segundo projeções preditivas.

“As principais datas do calendário comercial tendem a impulsionar o fluxo de consumidores, mas sabemos que fluxo, por si só, não garante performance. O uso estratégico de informações, como padrões de comportamento, horários de pico e dinâmicas regionais, será decisivo para capturar as oportunidades do semestre. Mais do que prever tendências, o desafio agora é converter intenção em compra. E os dados estão aí para mostrar o caminho”, afirma CEO da Seed Digital, Sidnei Raulino.

Em 2024, o segundo semestre já havia avançado +16,1% em comparação com o primeiro, sinalizando um ambiente favorável para o varejo repetir — e até superar — esse desempenho em 2025.

Segmentos de Perfumaria e Cosméticos em alta

Entre os segmentos em alta, um dos destaques é o de Perfumaria, Cosméticos e Maquiagem. Juntos, foram os que apresentaram a performance mais positiva, com expansão de +4,9% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados estão em linha com o que tem acontecido nestes setores. Tradicionais varejistas de cosméticos que nasceram no ambiente digital anunciaram expansão para o varejo físico, apostando em experiências e exclusividade que as lojas possibilitam junto aos consumidores.

Os outros setores que apresentaram aumento de fluxo de visitantes em suas operações físicas foram Farmácia (+2%), Telefonia e Acessórios (+1,6%) e Construção/Home Center (+0,1%).

Dos segmentos que registraram queda de movimento, estão Departamento & Casa (-6,5%), Moda e Acessórios (-3,6%), Artigos Esportivos (-1,5%) e Calçados (-0,5%).

Região com maior crescimento

O comércio varejista na região Sul do País registrou o maior crescimento na movimentação de visitantes em lojas físicas, com +1,7%. O resultado consolidado do semestre é positivo, mesmo com uma retração significativa em junho (-16%), por conta de eventos climáticos extremos que comprometeram tanto a demanda quanto a cadeia de abastecimento e limitaram a fluidez no varejo físico.

A região Norte foi outra que apresentou crescimento, com +1,2%. As demais regiões registraram pequena variação negativa no consolidado de fluxo no semestre: Sudeste (-0,4%), Nordeste (-0,3%) e Centro-Oeste (-0,2%).

Imagem: Envato

Postagem anterior

Jack Kleinhenz deixa cargo de economista-chefe da NRF após 15 anos

Próxima Postagem

Tarifas: 3ª reunião de comitê reúne Anfavea, indústria química, cooperativas e central sindical

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Exportações do Brasil para EUA batem recorde de US$ 29,4 bilhões até setembro

Tarifas: 3ª reunião de comitê reúne Anfavea, indústria química, cooperativas e central sindical

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile