Os bancos estarão fechados na quinta-feira, 19 de junho, feriado de Corpus Christi. Nesse dia, não haverá compensações bancárias, como a TED. Já o Pix, que opera 24 horas por dia, inclusive em feriados, segue funcionando normalmente.
Em algumas localidades, as salas de autoatendimento dos bancos poderão permanecer abertas no feriado, a critério de cada instituição financeira.
Na sexta-feira, 20 de junho, o atendimento bancário volta ao normal nas regiões onde não houver feriado estadual, municipal ou ponto facultativo.
Contas de consumo e boletos com vencimento no dia 19 poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem acréscimo, nas localidades onde não houver feriado. Como o sábado não é considerado dia útil, não haverá liquidação financeira nesse dia. No caso de tributos com vencimento durante o feriado, o pagamento deve ser antecipado para evitar multa e juros.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem os canais digitais e eletrônicos, como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos e correspondentes bancários. “Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem pagar boletos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Imagem: Envato