Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Segurança e privacidade são vitais para manter a confiança dos clientes

Redação de Redação
16 de junho de 2020
no Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
Segurança e privacidade são vitais para manter a confiança dos clientes

Em estudo da Cognizant, questões como segurança e privacidade foram apontados como vitais para conquistar e manter a confiança dos clientes. Entretanto, 47% dos entrevistados querem migrar para uma startup por conta de problemas com uso de dados pessoais, ao passo que 41% confiam mais em empresas que já se estabeleceram no mercado. E a perda da confiança pode ser mortal para uma marca, visto que menos da metade das pessoas que participaram da pesquisa confiam muito em corporações, não importa o setor. Pior ainda, quase 40% dos entrevistados querem migrar para a concorrência ou para startups por não confiar em determinada empresa.

O tratamento de dados pessoais são parte fundamental na relação de confiança entre consumidores e empresas. Dos entrevistados, 65% se preocupam muito sobre como e onde seus dados pessoais são armazenados. “Se, por um lado, os clientes querem manter sua privacidade, por outro, eles também compartilham muitas informações em suas redes sociais. A questão é como equilibrar esses dois pontos”, comenta João Lúcio de Azevedo Filho, presidente da Cognizant no Brasil.

Confiança é negócio

Como conquistar e reter a confiança do cliente virou assunto de alto escalão nas empresas. Mas apenas 43% dos entrevistados confiam em marcas, não importa o setor, e 40% migrariam para a concorrência e startups se enfrentassem alguma quebra de confiança. Nenhum setor da economia se salva.

“Embora os clientes confiem bastante nos setores financeiro e de serviços utilitários, um terço deles pode trocar de banco ou provedor se houver algum problema. Os setores automotivo e varejista, por sua vez, correm mais risco de perder valor de marca. E o setor de telefonia é o mais vulnerável em relação a vazamentos e outros problemas de privacidade”, analisa o executivo.

Os clientes podem perdoar empresas por erros, mas não por falta de honestidade. O uso inapropriado de dados é uma receita para o desastre, com 57% dos entrevistados afirmando que eles parariam de consumir produtos e serviços de uma companhia que usou seus dados pessoais de forma antiética. Além disso, mais de um terço dos participantes processariam essa empresa.

No entanto, a falta de confiança dos clientes nas empresas oferece uma enorme oportunidade para que elas tomem decisões arrojadas a respeito da questão da transparência de dados. Ter um canal de comunicação aberto e transparente (67%) é o fator mais importante para conquistar um cliente, seguido por qualidade do produto/serviço (61%), preço justo (60%), e uma política de uso de dados bem explicada (59%).

Nesse sentido, o estudo da Cognizant oferece uma boa notícia para essas empresas: 45% dos participantes afirmaram que estariam dispostos a compartilhar dados pessoais quando empresas pedem a devida permissão e informam para que esses dados serão usados.

“Nesse aspecto, as startups saem na frente”, ressalta Azevedo Filho. “Os consumidores querem velocidade no atendimento sem comprometer seus dados pessoais. As startups saem na frente nesse quesito, já que elas construíram seus modelos de negócio baseados em controle de dados.”

A questão da privacidade

Metade dos entrevistados têm como maior preocupação a falta de controle sobre seus dados pessoais e acredita que problemas de privacidade serão mais frequentes. As questões que mais tiram o sono deles são: roubo de dados online, uso de dados sem a devida permissão, temor por sua integridade física, rastreamento de comportamentos on-line e móbile e venda de dados para outras partes.

Por outro lado, 58% dos participantes se sentem seguros enquanto navegam on-line. “O conceito de risco é diferente para pessoas físicas e empresas. Os consumidores continuam a compartilhar dados on-line, baixar aplicativos, subir imagens e acompanhar sites gratuitos porque eles prestam muito mais atenção aos benefícios do que aos riscos. Por outro lado, as empresas se preocupam mais com os riscos porque elas sabem que um vazamento de informações pode quebrar a confiança que os consumidores têm nela”, diz o executivo.

Segundo o estudo, 46% dos clientes acreditam que o risco de compartilhar dados pessoais vale a pena pelos produtos e serviços personalizados a que eles terão acesso. Dois terços dos entrevistados reconhecem que seus dados pessoas têm valor, e metade deles querem compartilhá-los em troca de engajamento personalizado, prêmios, melhor atendimento, promoções especiais e novas experiências e interações.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

WhatsApp lança serviço de pagamentos entre amigos e empresas no Brasil

Próxima Postagem

Walmart faz parceria com a Shopify para expandir negócios no mercado on-line

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Walmart faz parceria com a Shopify para expandir negócios no mercado on-line

Walmart faz parceria com a Shopify para expandir negócios no mercado on-line

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.