Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Abimapi: indústria de biscoitos e massas quer diversificar mercados de exportação

A expectativa é que, com o projeto de promoção, as exportações dessas categorias cresçam na ordem de US$ 10 milhões por ano

Redação de Redação
16 de abril de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
biscoitos

A indústria brasileira de biscoitos e massas quer diversificar os mercados de exportação e avançar no volume exportado. Entre os países-alvo da indústria para os próximos dois anos estão África do Sul, Arábia Saudita, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru e Portugal.

A estratégia faz parte do Projeto Setorial Abimapi International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), gerenciado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A expectativa é que, com o projeto de promoção, as exportações dessas categorias cresçam na ordem de US$ 10 milhões por ano.

O convênio entre Abimapi e Apex para a realização do projeto deste ano a abril de 2026 foi renovado durante a abertura do 18º Congresso Internacional das Indústrias Abimapi. “Esse projeto tem um papel fundamental para abrir as portas para as empresas no mercado global”, avaliou o presidente do Conselho da Abimapi, Ronaldo Wickbold.

O projeto terá aporte de R$ 10 milhões, dividido entre o setor privado e a Apex. “As empresas do setor conseguem, cada vez mais, colocar seus produtos no exterior. Este contrato de R$ 10 milhões prevê investimento em exportação, em apoio para empresas que desejam exportar, em feiras internacionais, em aumentar a competitividade de exportação e em rodadas de negócios”, disse o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

Como projeto setorial, a Abimapi espera que as exportações do setor alcancem US$ 477 milhões entre 2024 e abril de 2026, envolvendo 95 empresas das categorias Abimapi, com aumento de 10% no número de empresas exportadoras. Em 2023, as 90 empresas participantes do Abimapi International proporcionaram, juntas, US$ 190,56 milhões em produtos exportados para 95 países, 60% mais que em 2022. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o convênio com a Abimapi integra as frentes da agência nos projetos Exporta Mais Brasil e Projeto Comprador. “Nem toda empresa tem condição de ir para feira e fechar contrato. Com o Exporta Mais, trouxemos 200 compradores ao Brasil em 16 rodadas. Assim, estamos abrindo mercados e expandindo as possibilidades de negócios”, afirmou Viana.

O diretor internacional da Abimapi, Rodrigo Iglesias, destaca que a nova fase do projeto terá duas premissas: a equidade de gênero, com foco na maior participação de mulheres empresárias do setor, e a expansão de atuações para as regiões Norte e Nordeste, hoje concentrado no Centro-Sul do País.

“O Brasil tem histórico de biscoitos e massas no Centro-Sul, mas ingredientes como castanhas e geleias de frutas exóticas são produzidos sobretudo nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. Isso possibilita o acesso a outros mercados com geleias e molhos como acompanhamentos da categoria”, explicou Iglesias, citando ações da associação de identificação e busca de empresas regionais para participação no projeto setorial.

Ainda no âmbito da diversificação, a indústria de biscoitos e massas projeta aumentar as exportações de produtos de maior valor agregado. Hoje, os biscoitos predominam nos embarques do setor, mas a ideia é crescer a comercialização externa de pães de forma e produtos direcionados especificamente aos mercado internacionais.

A intenção da associação é também ampliar as exportações dos derivados de trigo para além da América do Sul – hoje região preponderante no mercado internacional.

“EUA são o maior mercado hoje de consumo de massas, biscoitos e pães e no qual enfrentamos forte competitividade. Os países árabes querem portfólio de produtos mais saudáveis, com o qual o nosso portfólio se conecta. A China, por sua vez, também tem ampliado o consumo de produtos ocidentais”, acrescentou.

Com informações de Estadão Conteúdo (Isadora Duarte).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Justiça suspende afastamento de Sergio Rezende do conselho da Petrobras

Próxima Postagem

Petrobras anuncia estudos para descarbonizar a refinaria Lubnor, no Ceará

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Petrobras

Petrobras anuncia estudos para descarbonizar a refinaria Lubnor, no Ceará

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.