Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A era da Experiência 5.0 em uma economia feita por pessoas

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
16 de fevereiro de 2017
no Artigos, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente os nossos clientes têm mais opções do que nunca para realizarem suas compras – e eles sabem disso. Contando com a internet, eles podem ter quase tudo o que procuram, no momento em que procuram.

Como resultado e também como consequência da facilidade em de “ter”, as pessoas passaram a se ocupar com o “ser”, com o “experimentar” e com o “se conectar”. Grandes experiências – não produtos, características ou preços – determinam os vencedores e os perdedores nesta economia feita por pessoas.

O papel do consumidor no processo de compra e consumo se transformou de uma postura passiva – caracterizada pela lógica centrada no produto, para esta nova perspectiva da experiência. Não existe valor em produtos ou ofertas até que estes sejam efetivamente utilizados, sendo a experiência a condição essencial para a determinação devalor.

Essa economia voltada ao contato humano é completamente emocional e como as pessoas atualmente são mais fiéis à experiência, o relacionamento com o cliente está rapidamente se tornando umfator muito mais influente na construção de uma percepção positiva de marca. É imperativo que as empresas adaptem suas estratégias de atendimento ao cliente para entregar uma interação que aborde as preferências de relacionamento das pessoas.

A este atendimento soma-se o design, uma vez que a geração de experiência baseia-se também na criação deambientes que absorvam e envolvam os clientes de uma forma agradável, memorável e única, caracterizando-a como algo com elevados níveis de surpresa, diferenciação e exclusividade.

A tecnologia é, sem dúvida, outro pilar fundamental na era da Experiência 5.0. Tecnologia como caminho e fio condutor dessa jornada de consumo, participação e compartilhamento. Ela atua como o grande protagonista nessa história, viabilizando a experimentação, oconsumo e o acesso a um novo mundo a um clique.

Voltando ao início e chegando ao fim, novamente estão as pessoas como o grande agente criador de um ciclo que se inicia e nunca se encerra. As pessoas são os verdadeiros transformadores nessa era de experiências criadas por elas e para elas. Tenhamos então foco nas pessoas! Em tempos difíceis, vale considerar que nossos clientes estão abertos a pagar mais por uma experiência incrível. Eles também andarão mais em busca destas experiências que transformarão  suas realidades, e certamente voltarão a consumir enquanto aquilo que experimentaram estiver com elas.

E você, o que está fazendo para proporcionar aos seus clientes uma experiência memorável?

Postagem anterior

O que esperar do varejo brasileiro em 2017

Próxima Postagem

Franchising brasileiro cresce 8,3% em 2016

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Franchising brasileiro cresce 8,3% em 2016

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.