Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo deve crescer no último trimestre de 2019

Redação de Redação
15 de novembro de 2019
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos

As expectativas para o varejo no final de 2019 são positivas. O consumidor está voltando a comprar, o mercado de crédito está se aquecendo e o número de vagas do mercado de trabalham está retomando o crescimento. Assim, as previsões para o quarto trimestre do ano são positivas.

O fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil cresceu. Segundo o índice Iflux, a quantidade de visitantes nos shoppings cresceu 5,3% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, na comparação com setembro deste ano também houve crescimento, de 1,5%.

A confiança dos consumidores, medida pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, caiu 0,3 pontos percentuais em outubro, em comparação a setembro em termos dessazonalizados, após a alta nos últimos dois meses.

Por outro lado, considerando os resultados do segundo semestre até outubro, há sinais de moderado aumento do nível de confiança dos consumidores, o que também alimenta a expectativa de melhora da economia na segunda metade do ano.

Comparativamente, de janeiro a junho, o índice de confiança recuou, em média, 0,75 p.p. ao mês, enquanto de julho a outubro o índice registrou alta média de 0,23 p.p. ao mês, considerando a série dessazonalizada.

Além da confiança, outro fator que contribui para o panorama positivo ao consumo é a renda disponível, a parcela do orçamento que sobra após gastos com itens de primeira necessidade . Em outubro, a parcela de renda disponível às famílias ficou em 42,9%, o maior patamar dos últimos cinco meses, e continua a acompanhar o quadro inflacionário benigno.

Um dos principais fatores é o preço dos alimentos, que não vêm crescendo. Nos últimos 12 meses, a inflação de “alimentação no domicílio” acumula variação de 2,8% ante a variação de 3,3% acumulada até outubro do ano passado, o que contribui para o resultado menos pressionado sobre o orçamento das famílias.

Tendo em vista o aumento do Iflux em outubro e os resultados positivos dos índices de confiança e renda disponível, espera-se um crescimento do volume de vendas do comércio varejista no mês.

A projeção preliminar da Tendências para as vendas do varejo restrito (PMC) é de 3,2% na métrica interanual, após crescimento de 2,1% em setembro.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Líquido se antecipa para as promoções da Black Friday

Próxima Postagem

Alipay deseja atender 10 milhões de comerciantes europeus

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Alipay deseja atender 10 milhões de comerciantes europeus

Alipay deseja atender 10 milhões de comerciantes europeus

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile