Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar no 1º semestre

Levantamento da Kantar aponta novas dinâmicas, como o consumo na casa de outras pessoas, puxadas pelo serviço de entrega

Redação de Redação
15 de outubro de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar no 1º semestre

Impulsionado durante a pandemia de covid-19, o serviço de delivery não só permanece em alta, como é o principal responsável pelos bons números da compra de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza – em locais diferentes da residência do consumidor. No primeiro semestre de 2024, o consumo fora dos lares brasileiros segue acelerado, 13,2% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior. Consequentemente, gerou mais ocasiões de consumo, com 23,3% mais oportunidades em relação ao primeiro semestre de 2023.

Os dados pertencem ao relatório Consumer Insights, da Kantar. Segundo o documento, o delivery é o principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa. Além disso, o serviço de entregas possui um papel importante, pois atrai compradores mais valiosos, que agregam mais ocasiões de compra (41 vezes, em comparação a 38 vezes do não usuário), compram de forma mais intensa (48% acima em unidades de compra) e gastam mais (78% acima em tíquete médio).

Consumo na casa de outras pessoas

De acordo com o relatório, o delivery também vem abrindo espaço para novas dinâmicas fora do lar, principalmente em relação ao consumo na casa de outras pessoas, que já é o maior em contribuição, abocanhando 39,1% de importância em unidades (aumento de 8,8 pontos percentuais no primeiro semestre).

Em coexistência com o delivery, os brasileiros dão espaço para o consumo no local – do inglês, chamado de on premise. Aqui, o crescimento está conectado às boates e baladas (4,8% em contribuição de unidades no período estudado), aos bares (2,3%) e às cafeterias (2%). Também há maior contribuição dos canais de impulso (4,6%), com destaque para barraca de praia e quiosque (1,6%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (1,3%).

As bebidas despontam tanto no delivery como no consumo no local. Entretanto, aparecem em momentos diferentes da jornada do consumidor. As não alcoólicas, por exemplo, são mais consumidas durante a semana, com 73% do gasto realizado entre segunda e sexta-feira. Já as alcoólicas são ingeridas principalmente aos fins de semana, sendo 48% do gasto realizado no sábado ou domingo.

“Há mais espaço para alavancar outras categorias em conjunto com as bebidas alcóolicas nos finais de semana e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso, não somente estar disponível nos locais de consumo e no delivery, mas, com uma oferta de produto que melhor se encaixe na necessidade do consumidor, portanto, é crucial entender esta ocasião de consumo, se é um evento tradicional esportivo, ou um encontro entre familiares e amigos”, diz Lyandra Nakagawa, gerente de Contas da Kantar, divisão Worldpanel.

Meios de acesso

A escolha dos meios de acesso foi um fator decisivo para a expansão das categorias de alimentos consumidos fora de casa. No primeiro semestre de 2024, o delivery impulsionou o crescimento de aperitivos doces em 28,4%, enquanto o consumo no local contribuiu com 19,1% para salgados e 2,7% para pratos e refeições.

O relatório Consumer Insights tem a proposta de acompanhar o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis. Para o levantamento do primeiro semestre de 2024, a Kantar consultou seis regiões metropolitanas fora de casa (Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e um total de 48 milhões de brasileiros.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Lupo Sport passa a comercializar tênis da Saucony em seu e-commerce e lojas próprias

Próxima Postagem

O futuro do luxo: tecnologia e adaptação devem ditar os novos caminhos das marcas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O futuro do luxo: tecnologia e adaptação devem ditar os novos caminhos das marcas

O futuro do luxo: tecnologia e adaptação devem ditar os novos caminhos das marcas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile