Produtos grátis são a tendência do momento no varejo. Diversas marcas estão embarcando nessa onda e distribuindo itens do portfólio para atrair e fidelizar consumidores. O Boticário entrou na trend e vai distribuir 800 mil unidades do mini blush em pó mate berry de 1,5 g, da linha Make B., em todo o Brasil.
A ação terá início em 29 de setembro. Na data, o Boticário irá disponibilizar um link para que os consumidores realizem um cadastro e resgatem o produto grátis.
Após preencher o cadastro, será gerado um voucher digital, que deve ser apresentado em qualquer loja da marca no País para retirar o mini blush, limitado a uma unidade por pessoa. A campanha acontece até 19 de outubro.
Tendência
A prática de distribuição gratuita de produtos vem se popularizando entre as marcas. A Krispy Kreme é um nome bastante em alta quando o assunto é esse. Para celebrar sua chegada ao Brasil, a rede distribuiu milhares de donuts em São Paulo e, recentemente, celebrou o Dia da Nuvem oferecendo produtos gratuitos para seus clientes.
A Cacau Show realiza esse tipo de ação de forma recorrente. Na mais recente, no Dia do Chocolate, a marca distribuiu 1 milhão de trufas gratuitamente para os consumidores cadastrados em seu programa de experiência. Em março, a rede também distribuiu doces em uma ação comemorativa ao Oscar do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
Apenas no primeiro semestre de 2025, diversas marcas realizaram ações de distribuição gratuita de produtos. Em abril, o McDonald’s passou a oferecer café em mais de 700 unidades da rede e, em junho, disponibilizou 2 milhões de cupons para a retirada de uma casquinha grátis, ambos resgatados exclusivamente pelo app da empresa.
Também em abril, a Amstel comemorou o King’s Day oferecendo chope gratuito aos clientes. Por meio da plataforma MyBar, o primeiro pedido era por conta da marca.
Imagem: Reprodução/O Boticário




