Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

IA e leilões digitais ganham força para transformar estoque parado em lucro

Com e-commerce crescendo 19% ao ano até 2027, gestão inteligente de estoque vira diferencial competitivo

Redação de Redação
15 de julho de 2025
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
IA e leilões digitais ganham força para transformar estoque parado em lucro
[the_ad id="169690"]

A Inteligência Artificial (IA) generativa vem mudando a forma como as empresas gerenciam seus estoques, de acordo com Kenneth Corrêa, especialista em tecnologia e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele destaca que a tecnologia, aliada a sistemas de recomendação avançados, prevê demanda, otimiza preços e identifica produtos com baixa rotatividade “antes que se tornem um problema”.

[the_ad id="138406"]

Corrêa explica que as empresas estão adotando uma abordagem mais holística para entender seus consumidores. “Plataformas de dados do cliente (CDPs) já preveem a rotatividade de produtos e segmentam campanhas para escoar estoques específicos e personalizar ofertas para diferentes regiões, perfis de consumo e ofertas”, acrescenta.

Os leilões digitais também são uma saída para quando a tecnologia preditiva não é suficiente para reverter o acúmulo, sendo essa uma estratégia que vem crescendo no Brasil.

[the_ad id="99067"]

“Os leilões corporativos representam uma forma rápida, segura e eficiente de transformar estoque em capital com liquidez imediata. Produtos que antes ocupavam espaço e geravam prejuízo podem encontrar novos mercados e novos públicos por meio dessas plataformas”, explica Thiago da Mata, da Kwara, plataforma de leilões online.

Segundo Da Mata, empresas de diversos segmentos — de eletrodomésticos a mobiliário — já utilizam esse recurso como parte do planejamento estratégico.

Perspectivas para os próximos anos

Até 2027, o comércio eletrônico no Brasil deve crescer, em média, 19% ao ano, segundo projeções da Payments CMI. Diante desse ritmo acelerado, a gestão inteligente de estoque passa a ser não só um diferencial, mas um pilar de sustentabilidade do negócio.

“Nos próximos anos, veremos a integração entre sistemas de gestão de estoque, IA preditiva e plataformas de liquidação automatizada. A Amazon já experimenta isso com sua tecnologia Just Walk Out e sistemas de recomendação em tempo real”, afirma.

Já Eduardo Augusto, CEO da IDK, consultoria especializada em tecnologia, design e comunicação, reforça a importância da execução. “Nunca tivemos tanta ferramenta disponível e tanto conhecimento compartilhado. A diferença está em escolher os parceiros certos e manter o foco. Vendas sempre serão prioridade, um negócio que não vende, quebra.”

Para Mata, a combinação de inovação e sustentabilidade será a chave do próximo ciclo. “Ao vender produtos parados para novos compradores por meio de leilões digitais, estamos promovendo economia circular e uso mais eficiente de recursos de uma forma segura e transparente. É uma solução que beneficia empresas, consumidores e o meio ambiente. Grandes organizações já vêm utilizando essa estratégia e quem ainda não começar ficará para trás.”

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

Próxima Postagem

Produtores brasileiros começam a sentir efeitos da taxação dos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Frescatto e Prime Seafood concretizam maior fusão da história do setor de pescados no Brasil

Produtores brasileiros começam a sentir efeitos da taxação dos EUA

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.