Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Novas categorias e serviços ganharam relevância nos estabelecimentos de saúde

Larissa Féria de Larissa Féria
15 de março de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Sair de um modelo de sickness para o wellness. Com a proposta de ir além da simples dispensação de medicamentos, a farmácia do futuro se transformou em um ecossistema de saúde e bem-estar ao integrar tecnologia, serviços e conveniência.

“A ideia é que as pessoas venham à farmácia não apenas para tratar doenças, mas também para adquirir suplementos, vitaminas e outros produtos que promovam um estilo de vida saudável”, afirma Gean Martins, CEO da GMartins Consultoria, em palestra na Conexão Farma, que aconteceu entre os dias 12 e 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO foi media patner do evento e fez uma cobertura especial.

Com essa proposta, outras categorias têm ganhado relevância nas gôndolas da farmácia, como higiene pessoal e cosméticos, trazendo novos públicos e impulsionado o faturamento.

Como o setor teve um grande crescimento com a pandemia de covid-19, um dos principais desafios é se manter em expansão a partir de uma base alta. Em 2021, por exemplo, o consumidor comprava, em média, três itens a cada ida ao estabelecimento, com ticket médio de R$ 54,01.

Com o fim da pandemia, a compra de itens caiu para 2,5 e o ticket médio foi para R$ 41,99. A previsão para este ano é de 2,5 itens por ida às farmácias, com gasto médio de R$ 47,68.

Por outro lado, a previsão é de que o valor gasto por item passe de R$ 18, em 2021, para R$ 19,07 neste ano.

Segundo Martins, esses resultados demonstram a importância de oferecer um novo mix de produtos e serviços nos espaços. “A categoria dermo, por exemplo, sobe o faturamento da farmácia, mas é preciso entender o perfil de cliente que vai à sua loja e o que ele busca”, diz.

Com a permissão dada pela Anvisa, em 2023, para que realizem mais de 40 tipos de análises clínicas, as farmácias podem aproveitar essas idas ao estabelecimento e oferecer uma cesta de produtos e serviços.

Entre os pilares que a farmácia do futuro deve oferecer, Martins destaca 4 pontos:

Evolução digital – Entre os consumidores que utilizam os canais digitais, o WhatsApp é o preferido. Ele deve ser usado como uma ferramenta de aproximação com o cliente e de vendas;

Automação – Usar a IA para automatizar tarefas, como agendamento de funcionários, gerenciamento e estoques e processamento de pedidos de compra. O uso do CRM pode potencializar as vendas e margens;

Comunicação remota – Fornecer serviços farmacêuticos e de saúde de forma remota para atender os clientes que dificuldade de mobilidade ou que preferem a conveniência.  Como exemplo, Martins cita o esclarecimento de dúvidas sobre opções de tratamento, sugerir medicamentos de venda livre e instruções de uso de medicamento;

Mobiliário – proporciona melhor jornada de compra do cliente na loja, influenciando a tomada de decisão na conversão de compra.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

China promete ser mais rígida para aprovar IPOs, que já estão em retração

Próxima Postagem

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile