Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Novas categorias e serviços ganharam relevância nos estabelecimentos de saúde

Larissa Féria de Larissa Féria
15 de março de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Sair de um modelo de sickness para o wellness. Com a proposta de ir além da simples dispensação de medicamentos, a farmácia do futuro se transformou em um ecossistema de saúde e bem-estar ao integrar tecnologia, serviços e conveniência.

“A ideia é que as pessoas venham à farmácia não apenas para tratar doenças, mas também para adquirir suplementos, vitaminas e outros produtos que promovam um estilo de vida saudável”, afirma Gean Martins, CEO da GMartins Consultoria, em palestra na Conexão Farma, que aconteceu entre os dias 12 e 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO foi media patner do evento e fez uma cobertura especial.

Com essa proposta, outras categorias têm ganhado relevância nas gôndolas da farmácia, como higiene pessoal e cosméticos, trazendo novos públicos e impulsionado o faturamento.

Como o setor teve um grande crescimento com a pandemia de covid-19, um dos principais desafios é se manter em expansão a partir de uma base alta. Em 2021, por exemplo, o consumidor comprava, em média, três itens a cada ida ao estabelecimento, com ticket médio de R$ 54,01.

Com o fim da pandemia, a compra de itens caiu para 2,5 e o ticket médio foi para R$ 41,99. A previsão para este ano é de 2,5 itens por ida às farmácias, com gasto médio de R$ 47,68.

Por outro lado, a previsão é de que o valor gasto por item passe de R$ 18, em 2021, para R$ 19,07 neste ano.

Segundo Martins, esses resultados demonstram a importância de oferecer um novo mix de produtos e serviços nos espaços. “A categoria dermo, por exemplo, sobe o faturamento da farmácia, mas é preciso entender o perfil de cliente que vai à sua loja e o que ele busca”, diz.

Com a permissão dada pela Anvisa, em 2023, para que realizem mais de 40 tipos de análises clínicas, as farmácias podem aproveitar essas idas ao estabelecimento e oferecer uma cesta de produtos e serviços.

Entre os pilares que a farmácia do futuro deve oferecer, Martins destaca 4 pontos:

Evolução digital – Entre os consumidores que utilizam os canais digitais, o WhatsApp é o preferido. Ele deve ser usado como uma ferramenta de aproximação com o cliente e de vendas;

Automação – Usar a IA para automatizar tarefas, como agendamento de funcionários, gerenciamento e estoques e processamento de pedidos de compra. O uso do CRM pode potencializar as vendas e margens;

Comunicação remota – Fornecer serviços farmacêuticos e de saúde de forma remota para atender os clientes que dificuldade de mobilidade ou que preferem a conveniência.  Como exemplo, Martins cita o esclarecimento de dúvidas sobre opções de tratamento, sugerir medicamentos de venda livre e instruções de uso de medicamento;

Mobiliário – proporciona melhor jornada de compra do cliente na loja, influenciando a tomada de decisão na conversão de compra.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

China promete ser mais rígida para aprovar IPOs, que já estão em retração

Próxima Postagem

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.