Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Stone reverte prejuízo e tem lucro ajustado de R$ 235 milhões no 4º trimestre

A companhia promete voltar a dar crédito aos pequenos lojistas e empresas menores, mas avisa que vai ser comedida

Redação de Redação
15 de março de 2023
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Stone reverte prejuízo e tem lucro ajustado de R$ 235 milhões no 4º trimestre
[the_ad id="169690"]

A Stone, empresa de maquininhas de cartões, encerrou o quarto trimestre de 2022 com lucro ajustado de R$ 235 milhões, comparado a um prejuízo de R$ 32,5 milhões do mesmo período do ano anterior. Ante o terceiro trimestre de 2022, o lucro cresceu 44%. Para 2023, a companhia promete voltar a dar crédito aos pequenos lojistas e empresas menores, mas avisa que vai ser comedida.

[the_ad id="138406"]

O lucro líquido do quarto trimestre ainda teve impacto negativo dos ajustes nos preços das ações do Banco Inter que a companhia tinha em carteira, que levaram a perda de R$ 114 milhões. Com isso, o resultado líquido ficou em R$ 78,8 milhões, ante uma perda de R$ 801,5 milhões do período final de 2021. No começo de 2023, a Stone vendeu o restante das ações que tinha do banco digital, ou seja, esse impacto vai desaparecer.

A Stone encerrou o ano com R$ 3,5 bilhões de caixa líquido, um número importante em tempos de escassez de recursos no mercado. Rafael Martins, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da empresa, conta que a geração de caixa no quarto trimestre foi a maior de 2022. Isso levou a Stone a usar parte dos recursos para pagar dívidas. “Conseguimos aliar crescimento forte com ganho de rentabilidade”, disse ele sobre 2022, destacando que a empresa dobrou receitas no ano passado com crescimento das margens e do resultado.

Com mais empresas usando as maquininhas e serviços da Stone, as receitas somaram R$ 2,7 bilhões no quarto trimestre de 2022, expansão de 44% em 12 meses. O número ficou acima do que a empresa havia previsto para o período (R$ 2,6 bilhões). O Ebitda ajustado (lucro antes dos impostos, juros e amortizações) somou R$ 316 milhões, ante um número negativo de R$ 49 milhões ao final de 2021, também acima do previsto (R$ 250 milhões).

Ao final de dezembro, a Stone tinha 2,5 milhões de clientes, a maioria de micro e pequenas empresas e comerciantes.

As maquininhas espalhadas nos pontos de vendas de seus clientes menores movimentaram R$ 81,9 bilhões nos três meses finais de 2022, crescimento de 23% em 12 meses e também acima da expectativa, que ia até R$ 79 bilhões.

Ano da virada

Após um ano difícil para a empresa em 2021, com perdas no crédito, 2022 foi o ano de fazer mudanças internas, destaca em comentário no balanço o presidente da empresa, Thiago Piau, que está deixando o cargo. No lugar, fica Pedro Zinner, que assume a partir de abril.

Para 2023, a empresa promete voltar a dar crédito, após remodelar seu programa e sua estratégia. Projetos pilotos serão feitos neste primeiro semestre, para que o produto comece a ganhar força na segunda metade do ano, segundo Lia Matos, diretora (CSO) da Stone.

“Uma das principais necessidades de nosso cliente é ajuda com capital de giro.” A Stone também vai oferecer cartão de crédito para os micro, pequenos e médios clientes. “A velocidade vai depender do ambiente macro e do nosso apetite por risco.”

A Stone também reajustou preços cobrados dos lojistas para cima em 2022, seguindo uma tendência de todo o mercado de maquininhas, por conta da alta de juros. Se os juros voltarem a subir, novas altas serão necessárias, conta Martins. Ao mesmo tempo, se a taxa Selic cair, a velocidade de queda dos preços tende a ser menor.

A “take rate” da Stone, indicador que mede quanto de cada transação fica com a empresa, fechou 2022 em 2,21%, ante 1,71% de um ano antes, considerando a base de clientes de menor porte.

Com informações de Estadão Conteúdo (Altamiro Silva Junior).
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Omnichannel pode ser um diferencial em datas como o Dia do Consumidor

Próxima Postagem

Ações do Credit Suisse despencam após principal acionista descartar novo aporte

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Credit Suisse

Ações do Credit Suisse despencam após principal acionista descartar novo aporte

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.