Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Lojas Americanas faz parceria com a Fundação Amazonas Sustentável

Redação de Redação
15 de março de 2019
no ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

A Lojas Americanas inicia parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização brasileira não governamental que atua há mais de dez anos na região amazônica, para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.

Ciente do seu papel no desenvolvimento econômico e social e da importância da Amazônia para o Brasil e o mundo, a Lojas Americanas direciona seu investimento social para projetos de educação e conectividade na região. A iniciativa integra as diretrizes de responsabilidade e sustentabilidade da Lojas Americanas, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organizações das Nações Unidas).

Com base em uma metodologia participativa com comunidades ribeirinhas da Amazônia, a FAS definiu junto com a Lojas Americanas o direcionamento dos seus investimentos em quatro projetos: educação ambiental voltada para boas práticas em gestão de resíduos sólidos; acesso à conectividade, à inclusão digital e à capacitação tecnológica para comunidade escolar e local; estímulo ao empreendedorismo jovem com oferta de cursos de qualificação profissional voltados aos interesses das cadeias produtivas locais; e melhoria da alfabetização local e fortalecimento do ensino primário fundamental, por meio da formação continuada de professores e realização de diagnósticos educacionais.

“Ao todo, a iniciativa impactará 123 comunidades ribeirinhas e indígenas e mais de 1.500 pessoas por meio de projetos apontados como prioritários por moradores da região, em conjunto com a FAS”, comenta Carlos Padilha, diretor financeiro e de sustentabilidade da Lojas Americanas. “Mesmo nas regiões mais isoladas, será possível acessar a internet e se comunicar de forma mais ágil e efetiva com todo o Brasil e o mundo.

Assim, conseguiremos promover melhores condições de comunicação, educação e geração de renda para que os moradores locais possam se manter em suas comunidades com uma infraestrutura que não agrida o meio ambiente e que lhes abra novas e melhores condições de vida”, acrescenta Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável.

ODS e parceria

Os projetos desenvolvidos em parceria com a FAS contemplam 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram o plano de ação da ONU para o desenvolvimento sustentável da humanidade até 2030:

  • ODS 4: trabalha a educação inclusiva e de qualidade para todos.
  • ODS 8: defende o emprego digno e o crescimento econômico.
  • ODS 10: busca a redução das desigualdades.
  • ODS 12: promove o consumo e a produção responsáveis e está sendo trabalhado pela primeira vez pela Lojas Americanas.
  • ODS 17: estimula a formação de parcerias para a implementação das metas previstas nos ODS.

Local e global

O objetivo central dos projetos é proporcionar a essas comunidades, que hoje vivem em áreas ainda isoladas da Amazônia, a possibilidade de se manter na região com melhores condições de vida, capacitação através de educação complementar e novas oportunidades de geração de renda, respeitando a cultura local e o meio ambiente. Um importante passo nesse sentido será o projeto voltado para a inclusão digital e à capacitação tecnológica.

A Lojas Americanas levará conectividade à região e investirá na adaptação da infraestrutura dos 9 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, para instalação e renovação de laboratórios de informática, adquirindo todos os recursos digitais necessários para que a comunidade escolar e ribeirinha possa ser capacitada em tecnologia da informação, até aqui inacessível por conta da distância em relação aos grandes centros. Serão oferecidos cursos para 180 jovens e mais de 1.000 pessoas terão acesso aos computadores dos laboratórios de informática.

Educação e empreendedorismo

Na frente de educação ambiental e gestão de resíduos, a Lojas Americanas está ampliando o atual projeto de 8 para 11 comunidades da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. Os moradores locais serão capacitados a realizar coleta seletiva, encaminhamento correto dos resíduos sólidos e entenderão a importância da redução da geração de resíduos.

Já no eixo de empreendedorismo, o investimento da companhia vai proporcionar 5 cursos anuais de formação inicial, com carga horária de 60 horas cada. O objetivo é fornecer qualificação profissional para jovens e adultos dos 9 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS. Os temas dos cursos são relacionados aos interesses das cadeias produtivas locais, como pesca, turismo e artesanato, entre outras áreas. As aulas serão desenvolvidas e ministradas em parceria com instituições voltadas ao empreendedorismo e o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM).

Por fim, a Lojas Americanas promoverá a melhoria da alfabetização para moradores dos municípios de Itapiranga e Iranduba em parceria com a FAS e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios.  Além do desafio de logística e isolamento das comunidades, as escolas ribeirinhas do Amazonas também carecem de formação adaptada à realidade local. Por isso, o projeto será voltado tanto para professores do ensino fundamental (1ª a 5 ª série) como gestores municipais de escolas do interior com o objetivo de impactar positivamente os alunos. Serão dois ciclos anuais de 16 horas cada, que beneficiarão 50 professores, 10 gestores municipais e 200 estudantes.

Postagem anterior

Ovo de chocolate saudável é opção perfeita para o “doce período” de páscoa

Próxima Postagem

Cresce otimisto das famílias da classe C

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cresce otimisto das famílias da classe C

Cresce otimisto das famílias da classe C

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile