Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Nove em cada 10 brasileiros consideram a sustentabilidade com papel importante em sua rotina

Levantamento mostra que mudança climática é um dos temas que mais preocupa consumidores no Brasil

  • de Redação
  • 2 anos atrás
ESG

Uma pesquisa realizada pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Kantar, empresa especializada em dados, teve como objetivo revelar o papel que a sustentabilidade desempenha no dia a dia dos brasileiros, bem como conhecer suas opiniões em relação aos esforços que as marcas fazem nesse sentido e ao nível de confiança que existe nos diferentes meios de comunicação que falam sobre o assunto.

Segundo o levantamento, nove em cada 10 brasileiros declararam que a sustentabilidade desempenha um papel importante em suas vidas. Da mesma forma, à medida que o foco das preocupações se afasta de questões como a pandemia ou a guerra da Ucrânia, o interesse e a atenção para questões relacionadas às alterações climáticas e o meio ambiente, como a poluição do ar, das águas e a escassez de recursos naturais estão ganhando força.

Neste sentido e, segundo afirmaram os participantes do estudo, 87% dos respondentes procuram fazer um uso racional da água, 76% controlam o consumo de eletricidade, 68% reutilizam embalagens e 67% já se acostumaram a separar o lixo para reciclagem.

Meio ambiente e Empresas

No contexto atual, com múltiplos desafios em termos de sustentabilidade em nível global e regional, 61% dos entrevistados consideram insuficientes os esforços das empresas quando o assunto é ESG. Aliás, oito em cada 10 brasileiros afirmam frequentemente deixar de consumir produtos de marcas que testam em animais e o mesmo número busca informações sobre práticas sustentáveis das companhias das quais compram produtos ou serviços.

Existe um interesse especial de que as políticas de negócios sejam ainda mais enérgicas e tangíveis dentro desses desafios e compromissos com o meio ambiente. Mais da metade dos entrevistados indicaram que gostariam de ver suas marcas favoritas sendo verdadeiramente mais sustentáveis, mesmo dizendo não conhecerem muitas, e outros 46% afirmam trocar de marca caso descubram que ela não é sustentável.

Nesta linha, as principais ações que as empresas devem levar em conta são, de acordo com as opiniões recolhidas, o uso de materiais recicláveis (86%) e o apoio a causas sociais (82%). Entre algumas das observações, por ordem de importância, destacam-se que o produto deve ser livre de plástico (79%), cruelty free (74%), orgânico (74%), ecofriendly (73%) e vegano (53%).

Sustentabilidade, meios e credibilidade

Em termos de credibilidade sobre o assunto, os entrevistados no Brasil indicaram que o conteúdo divulgado por ONGs (54%) é o que mais gera confiança, seguido de falar sobre sustentabilidade com amigos (53%). Sites de notícias se destacam com a maior credibilidade entre os meios de comunicação para buscar informação sobre a temática (50%). Na contramão, redes sociais (38%) e influenciadores (34%) apresentam menor credibilidade.

Por último, entre as categorias de empresas cujas mensagens de sustentabilidade são mais confiáveis para os consultados encontram-se as marcas ou empresas de tecnologia, seguidas do mercado de beleza e cuidado pessoal.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comportamentoEconomiaempresasESGinovaçãoNotícias geraissustentabilidade

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile