Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A terceirização da responsabilidade: o quanto você é protagonista num mundo volátil

Sandra Takata de Sandra Takata
14 de novembro de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
A terceirização da responsabilidade: o quanto você é protagonista num mundo volátil

Um ano antes da pandemia, fui ao Japão com um grupo de jornalistas de todo o mundo para conhecer Hokkaido, que fica ao norte do país, pouco visitado devido às temperaturas extremamente baixas (que chegam a -13°C). O local é maravilhoso e mais uma vez pude aprender muito em terras orientais.

Um dos meus maiores aprendizados foi a conversa que tive com uma tradutora. Estávamos caminhando numa praça quando vi um morador levando rolos de papel higiênico para os banheiros públicos. Achei estranho e perguntei o porquê. Para minha surpresa, ela disse: “Por algum motivo, a prefeitura não conseguiu abastecer, então, ele deve estar colocando papel higiênico para que as pessoas não fiquem sem”.

Aquilo foi uma lição para mim e uma virada de chave. Muitas vezes, terceirizamos nossas responsabilidades. Culpamos o governo, o vizinho, os pais, amigos etc. Esperamos por alguém que espera por outro alguém e tudo vira um caos.

Sei do nosso histórico de construção do País, das questões sociais e de quanto há uma deterioração da nossa confiança e respeito, principalmente para nós, mulheres. No entanto, podemos, em nós mesmos, virar a página para não transferir medo e ativar nosso espírito protagonista.

Em nosso último evento do Instituto Mulheres do Varejo, abordamos esse tema e tenho certeza de que despertamos muitas almas protagonistas. Tivemos um painel com três histórias incríveis. Todas as convidadas ouviram, em algum momento da jornada: “Isso não vai dar certo”, “Você é maluca”, “Só está perdendo o seu tempo”. No entanto, a força foi maior, e todas fizeram acontecer.

Tatiana Mika fez o pano de prato tornar-se um objeto de desejo para a classe A e nos trouxe a lição de que o simples é o sofisticado. Mariana Robhran, fundadora do Cabelegria, doou seus próprios cabelos para pacientes oncológicos. Hoje, ela conta com uma cooperativa de costureiras para fazer perucas e os cabelos excedentes vão para uma ONG que retira petróleo do mar. E, por fim, Adriana Araújo, mãe da Maju Araújo, que sonhava em ser modelo. Acabando com todos os paradigmas de uma sociedade, empoderou sua filha nas redes sociais e a transformou na primeira modelo internacional com Síndrome de Down. Hoje, Maju é Embaixadora de uma marca de cosméticos, Forbes Under 30 e promove a inclusão no mundo corporativo.

Muitos podem pensar: “elas tiveram privilégios”, “não é tão fácil”, “as coisas não mudam da noite para o dia”. Mas o que realmente impede nossas ações protagonistas? Medo de assumir consequências, preguiça, falta de tempo ou julgamento alheio?

De acordo com o Relatório Digital 2024, brasileiros passam 9 horas e 13 minutos por dia nas redes sociais. Nos tornamos leitores de manchetes, deixando de lado a leitura de livros e a análise crítica. Assim, muitos se escondem atrás da opinião de grupos para evitar responsabilidade individual.
Não está na hora de promover mudanças? Que tal ser o protagonista da sua própria história?

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Postagem anterior

Intelipost espera ultrapassar 25 mil cotações de frete por minuto na Black Friday

Próxima Postagem

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.