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Home E-commerce

SEO para e-commerce: como melhorar a visibilidade da sua loja virtual?

Confira cinco dicas fundamentais que os comerciantes eletrônicos devem seguir para se destacar da concorrência

Redação de Redação
14 de outubro de 2022
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
SEO para e-commerce: como melhorar a visibilidade da sua loja virtual?

Desde o início do varejo, um dos fatores que mais influenciam as vendas é a visibilidade. Quando falamos em comércio físico, é possível notar que lojas em ruas movimentadas costumam vender mais do que endereços calmos, assim como fachadas chamativas geralmente roubam mais a atenção dos consumidores do que uma estética simples.

Mas como aplicar essa visibilidade no ambiente digital? A melhor maneira de se destacar da concorrência é colocar sua marca à frente nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores como Google e Bing.

Uma sigla importante, que você já deve ter ouvido falar, vem sendo bastante comentada no universo do marketing: trata-se de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization. Basicamente, a prática estuda maneiras diferentes de aumentar a visibilidade de sites em páginas de pesquisa.

Isso inclui a criação de conteúdo de alta qualidade, o monitoramento da integridade técnica do site, a obtenção de links de outros domínios, o fortalecimento da presença nas pesquisas locais e muito mais.

Para entender mais sobre SEO para e-commerce, Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online – separou cinco dicas práticas e fundamentais para você seguir e impulsionar as vendas do seu negócio.

1 – Estude seus produtos e clientes e foque em palavras-chave específicas

O primeiro passo a seguir para aumentar o tráfego do seu site é entender que não adianta ter milhões de visitantes que não comprem seu produto. O mais importante no varejo é vender, portanto, acompanhe as tendências do seu mercado e foque em termos mais específicos.

Em SEO essas palavras são conhecidas como palavras-chave. Quanto mais específico for o termo de pesquisa, maior a probabilidade de conversão. Sem contar que são menos concorridos, portanto, é mais fácil e rápido de se obter um bom posicionamento.

2 – Crie conteúdos de acordo com o seu público

Depois de escolher palavras-chave, crie conteúdos voltados para a intenção do usuário. Lembre-se: quanto melhor o conteúdo, melhor será sua posição na página de pesquisa. Um blog associado ao seu e-commerce funciona de uma forma excelente, pois você começa a entregar informações sobre o nicho que você atua e os produtos que você trabalha.

As dicas incluem título, estilo de escrita, texto, links de saída, autoria e imagens. Tudo deve ser pensado a partir da intenção do público-alvo.

É sempre uma ótima ideia começar com uma pesquisa aprofundada sobre os concorrentes. O que eles abordam no blog? Quais palavras-chave eles usam? É importante identificar oportunidades para falar sobre esses assuntos com mais detalhes e profundidade, e também identificar lacunas de conteúdo que você pode aproveitar.

3 – Insira links internos

O Google rastreia a internet usando links, o que significa que os links internos são uma parte muito importante do SEO. Links são vistos como um voto de confiança; então use isso a seu favor e crie “acessos” que apontem páginas de alta autoridade para outras partes do seu site.

Conquistar links para lojas virtuais não é uma tarefa fácil. Afinal, o que eu ganho em apontar um link para sua página de produto? O segredo está em criar links com valor editorial, ou seja, ele deve complementar a pauta em questão. Os conteúdos precisam ser voltados para a intenção do seu público.

4 – Avalie a parte técnica

O SEO técnico tem tudo a ver com a qualidade da estrutura e a usabilidade do seu site. Um bom SEO técnico ajuda a garantir que o Google encontre seu conteúdo e avalie e indexe corretamente as informações encontradas.

Velocidade da página, otimização do seu site em dispositivos móveis e interface do usuário são alguns dos processos que precisam ser observados na sua loja virtual.

Verifique se há versões duplicadas do seu site no índice do Google. Preste muita atenção à velocidade do site – conserte problemas e recursos técnicos que podem diminuir o desempenho da sua página.

5 – Invista na arquitetura do seu site

A arquitetura do site refere-se a como os sites são agrupados e organizados. Imagine um mercado físico: se o comerciante colocar uma fruta no corredor de produtos de higiene e não no hortifruti, o cliente ficará bastante confuso. O mesmo acontece no universo digital.

Uma boa arquitetura do site prioriza a experiência do usuário. Se um site for fácil de navegar e tiver uma estrutura sólida, é mais provável que os usuários passem mais tempo e se engajem mais.

Ao considerar a experiência do usuário, é essencial ajudá-lo a chegar onde deseja com o menor número de cliques possível. É necessário que seja fácil para ele navegar do ponto A ao ponto B – e voltar ao ponto A novamente. Uma boa estrutura ajuda o Google rastrear e indexar as páginas do site.

Imagem: Shutterstock

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