Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

WhatsApp ajuda até loja de luxo a vender e sai como vencedor da pandemia

Redação de Redação
14 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
CHIANG MAI, THAILAND - Dec 1, 2019 : Woman holding a Oneplus 6 and open appstore searching social Internet service WhatsApp on the screen.

CHIANG MAI, THAILAND - Dec 1, 2019 : Woman holding a Oneplus 6 and open appstore searching social Internet service WhatsApp on the screen.

Entre os varejistas brasileiros que vêm conseguindo sobreviver à crise imposta pela pandemia do novo coronavírus, há uma estratégia em comum: o uso do WhatsApp para alcançar o consumidor que está isolado em casa para se proteger da infecção covid-19. O aplicativo de mensagens, comprado pelo Facebook em 2014, tem feito a diferença para comerciantes de todos os portes, segundo executivos que participaram nesta segunda-feira, 14, dos painéis do Global Retail Show, congresso promovido pela consultoria de varejo Gouvêa.

O WhatsApp é o maior facilitador do chamado conversational commerce, o comércio eletrônico que demanda conversa. Pudera. “Os estrangeiros sempre se impressionam com o fato de que o brasileiro, para fechar negócio, precisa de interação”, disse o consultor especializado em luxo Carlos Ferreirinha no painel “Aprendendo com as marcas premium”, na tarde de hoje. A ampliação dos canais de venda usando o WhatsApp deu tão certo que agora a joalheira Swarovski está testando uma parceria de entrega com o aplicativo Rappi.

“De tendência, a venda pelo WhatsApp se tornou a realidade durante a pandemia”, disse Gabriela Comazzetto, diretora de negócios do Facebook, na live “A nova era digital no Brasil”. A possibilidade de mandar mensagens de áudio pelo WhatsApp também ajuda a explicar o sucesso do aplicativo no varejo do país — o brasileiro é o maior usuário mundial do recurso. “O consumidor usa a mensageria para negociar condições de pagamento, tirar dúvidas e ter certeza da compra”, afirma Comazzetto.

A crise fez com que empresas que nunca sonharam em se digitalizar corressem para vender online, segundo Fábio Coelho, presidente do buscador Google no Brasil. “Agora, tem muito mais gente preparada para usar esse canal. Por isso, acreditamos que a [sexta-feira de promoções em novembro] Black Friday deste ano vai ser melhor do que a dos anos anteriores”, disse Coelho.

Por enquanto, o medo de pegar o novo coronavírus ainda tem deixado o consumidor receoso de ir às lojas físicas, segundo Coelho. “Há dados mostrando que os clientes não ficam mais muito tempo desfrutando do ambiente, fazem sua compra e vão embora”, afirmou o presidente do Google. Ao comerciante do país, resta aproveitar a oportunidade. “O varejo brasileiro foi um dos que melhor se saíram na crise: se reinventou, priorizou o que é urgente, fez uma transformação digital que em outros países levaria anos. A maior qualidade do empreendedor brasileiro é a adptabilidade, a capacidade de fazer mágica com o recurso que tem.”

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Para especialistas do setor, os shopping centers não irão acabar

Próxima Postagem

Consumidor do amanhã: pesquisa feita em 17 países revela que brasileiro é o mais otimista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Consumidor do amanhã: pesquisa feita em 17 países revela que brasileiro é o mais otimista

Consumidor do amanhã: pesquisa feita em 17 países revela que brasileiro é o mais otimista

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile