Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Aprovar reformas fará o país aproveitar oportunidades no pós-covid, diz Troyjo

Redação de Redação
14 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
“O mundo está cheio de oportunidades”, diz presidente do Banco do Brics

O secretário de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Marcos Troyjo, participa do Brasil de Ideias, em Copacabana

O presidente do Banco dos Brics, o brasileiro Marcos Troyjo, disse neste domingo (13) que o Brasil deve investir em reformas estruturais para ter condições de aproveitar melhor as oportunidades pós-pandemia.

Troyjo afirmou que o mundo atravessa um momento de metamorfose na globalização, depois de passar por um processo acentuado de abertura em 1989 (depois da queda do muro de Berlim) a 2008 (início da crise financeira).

“A crise de 2011 nas economias da Europa e a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia começaram a colocar em xeque esse mundo”, disse. “Nessa pandemia, a economia global pediu um tempo, um time out, mas vai voltar à quadra”, afirmou, em transmissão do evento Global Retail Show.

“Hoje, há mais protecionismo no mundo, há mais restrições a trocas de produtos manufaturados, a trocas de serviços; há mais restrições a fluxo de capitais”, afirmou. “Isso não significa que a globalização parou. Ela perdeu seu ritmo”, afirmou o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), informalmente conhecido como Banco do Brics por ter como países-membros originais Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para Troyjo, o futuro deve ser moldado por 4 tendências, todas com implicação sobre a área de varejo.

A 1ª é o aumento da importância do E7, bloco dos 7 países emergentes formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia, que já tem 1 PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 53 trilhões – US$ 13 trilhões acima ao do grupo G7, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).

Segundo ele, a perspectiva é de redesenho das cadeias globais de valor, com aumento da relevância não só da China, mas da Índia, que tende a se tornar o país mais populoso do mundo. “Isso tem um gigantesco impacto sobre o varejo.”

“A China não é mais um país de baixo custo. Hoje, a diferença de remuneração da força de trabalho, em relação à dos Estados Unidos, é de 10%. Conforme os chineses vão tornando sua economia mais sofisticada, empurram uma parte de suas indústrias para países como Paquistão, Indonésia e Índia, que cresceu mais”, afirmou.

De acordo com o economista, esse cenário traz vantagens competitivas para países como o Brasil, que tem vocação no setor de agronegócio e mineração.

Outra tendência acentuada é a digitalização. “Temos o desafio da conectividade. O acesso às redes de internet tem que ser considerado tão importante como ferrovias, ainda que não possamos esquecer a infraestrutura tradicional”, disse Troyjo. “Em vez de Inteligência Artificial tem que ser Inteligência Aumentada.”

A 4ª característica está nas pessoas. “O talento é fator mais determinante na economia global. A nova era dos talentos inclina-se para a complexidade, para a multiplicidade de funções. É preciso ser um bom profissional de marca, mas saber ler 1 contrato jurídico. As conexões serão fundamentais, seja do ponto de vista do indivíduo, seja do ponto de vista das empresas, seja do ponto de vista dos países.”

Para Troyjo, há muitas oportunidades para empresas brasileiras que fiquem atentas a essas tendências. “Se a gente se fixar nossas reformas estruturais internas, se não nos fecharmos, o cenário que se descortina pode ser bastante favorável para o Brasil.”

Com informações do portal Poder 360.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

O Brasil que temos e o que queremos

Próxima Postagem

Concorrência acirrada no comércio eletrônico gera guerra do frete

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Opções de entrega, previsibilidade e prazo curto são fatores mais importantes no e-commerce

Concorrência acirrada no comércio eletrônico gera guerra do frete

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.