O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 14, que o país “está liderando” a corrida com a China pelo desenvolvimento da inteligência artificial. Em entrevista à rádio Fox News, o republicano disse também que os norte-americanos estão “bem à frente” dos chineses na indústria de semicondutores e destacou o chip Blackwell, da Nvidia, a tecnologia foi batizada em homenagem ao estatístico e matemático David Blackwell, o primeiro homem negro a ingressar na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos com trabalhos nos campos da teoria dos jogos, teoria da informação e programação dinâmica.
Questionado sobre o avanço de Pequim no setor de veículos elétricos, Trump disse: “não gosto de perder negócios para a China”.
O presidente norte-americano, porém, minimizou o movimento. “A China tem baterias, nós temos petróleo e gás”, ressaltou.
No começo do ano, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, prometeu que o governo Trump implementará políticas para garantir que os sistemas de inteligência artificial (IA) e chips de IA sejam feitos domesticamente, segundo ele, a medida terá como objetivo “proteger a vantagem da América”.
Vance disse que o governo Trump acredita que a Inteligência Artificial tem o potencial de mudar profundamente o mundo e está buscando relaxar as regulamentações para permitir a rápida inovação da tecnologia, mas dentro dos EUA.
Com informação do Estadão de Conteúdo (André Marinho).
Imagem: Shutterstock






