Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Pessoas com mais de 50 anos aderem ao e-commerce e geram faturamento de R$ 29,5 bi

Categorias que lideraram o número de pedidos foram: beleza, perfumaria e saúde; moda e acessórios; e artigos para casa

Redação de Redação
14 de julho de 2022
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pessoas com mais de 50 anos aderem às compras online e geram faturamento de R$ 29,5 bi em 2021

Nos últimos três anos, pessoas com mais de 50 anos passaram a fazer muito mais compras online. O número de pedidos realizados por consumidores dessa faixa etária mais do que dobrou, totalizando 49,5 milhões de compras online e uma participação de mercado de 18,57% em 2021.

O faturamento do comércio eletrônico na faixa dos 50 ou mais também apresentou crescimento, com alta de 27% em relação a 2020, e uma arrecadação de R$ 29,5 bilhões no ano passado, segundo levantamento feito pela Neotrust.

Em comparação ao período pré-pandemia, o avanço do e-commerce nessa faixa etária é ainda mais expressivo: em 2019, o faturamento do setor com o público com mais de 50 anos foi de R$ 12,6 bilhões.

O tíquete médio das compras feitas pelos consumidores com mais de 50 anos foi de R$ 596,90, em 2021, um aumento de 1,12% em relação aos R$ 590,30 em 2020.

“Apesar de ser vista como um faixa etária menos presente no ambiente digital, o o público com mais de 50 anos passou a confiar e marcar presença cada vez mais no e-commerce, e hoje superam os jovens de 18 a 25 anos em compras online, por exemplo”, analisa Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust.

Por categorias

Em 2021, as cinco categorias que lideraram o número de pedidos no e-commerce entre o público com mais de 50 anos foram: beleza, perfumaria e saúde; moda e acessórios; artigos para casa; móveis, construção e decoração; e entretenimento, respectivamente. O destaque vai para o setor de beleza, perfumaria e saúde, que atingiu o topo do número de pedidos pela primeira vez em 2021, até então liderado por moda e acessórios desde 2019.

“A pandemia desencadeou uma mudança de hábitos nos brasileiros, inclusive no público com mais de 50 anos, que passou a comprar de forma mais frequente itens de beleza, perfumaria e saúde no e-commerce. Entretanto, com a retomada do varejo físico pós-pandemia, a expectativa é que as categorias tenham um crescimento menos acelerado em comparação com os últimos anos”, explica Paulina Dias.

Já os segmentos de maior faturamento do varejo online considerando apenas as compras de pessoas com mais de 50 anos foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moda e acessórios.

 Formas de pagamento

O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais comum entre essa faixa etária, representando 76,5% dos pedidos virtuais em 2021. O boleto bancário aparece como segundo método de pagamento mais utilizado por esse público, com cerca de 11,7% das compras online no ano passado.

O Pix, apesar de ainda ser uma forma pouco explorada, segue ampliando sua participação no e-commerce. No ano passado, 4,1% dos pedidos foram pagos pelo pagamento eletrônico instantâneo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Serasa aprovou R$ 90 milhões em empréstimos em 2022

Próxima Postagem

Drogarias São Paulo e Pacheco oferecem opção de pagamento durante agendamento de testes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Drogarias

Drogarias São Paulo e Pacheco oferecem opção de pagamento durante agendamento de testes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile