Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Quando as visitas vão embora

Redação de Redação
14 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Está na hora de arrumar a casa. Não deveria ser aquela arrumação para colocar em ordem o que ficou desarrumado enquanto durou a festa mas deveríamos aproveitar para fazer aquela maior e mais profunda, aproveitando para mexer onde não se pretendia antes alcançar.

[the_ad id="138406"]

A proposta da Trégua durante a Copa foi endossada e praticada por muitos e contribuiu para criar um clima que superou as expectativas mais realistas e mostrou, dentro e fora das arenas, um comportamento que se aproximou do exemplar em termos de alegria, civilidade e organização.

O que se configurava como um potencial desastre se converteu numa grata e positiva surpresa, em grande parte pelo espírito naturalmente afável, espontâneo e alegre do povo brasileiro.

[the_ad id="99067"]

Mas cordialidade e espontaneidade não deveriam rimar com insensibilidade.

A acachapante e humilhantes derrota da seleção para os alemães começou a a colocar ordem nas coisas para nos trazer à realidade que nos envolve em caráter permanente, onde o improviso, a flexibilidade e criatividade são usados à exaustão e substituem a competência no planejamento, na execução e no trabalho ético e dedicado com visão no longo prazo.

Tudo que envolveu o planejamento da Copa e a própria seleção de alguma forma reforçam essa contradição.

Como Povo e Nação somos muito bons em nos adaptarmos, ágeis em reagir, flexíveis para enfrentarmos mudanças de cenários, criativos para conviver com novas realidades, alegres e genuinamente fraternais.

Talvez todos elementos herdados de períodos econômicos complexos, com alta inflação, que forjaram gerações onde a competência na adaptação,criatividade e capacidade de reagir rapidamente se sobrepunham ao planejamento consistente e metódico com vistas ao longo prazo. Como se fossem elementos antagônicos e não questões que devessem ser conciliadas.

Passada a festa é hora de profundas reflexões aproveitando toda a emoção e razão que foram marcantes em todo o período que envolveu o evento.

E necessariamente da forma mais abrangente possível.

É tempo de refletirmos sobre as opções feitas em número de arenas e seu destino futuro, sobre o tamanho e a opção dos investimentos, sobre a organização das atividades realizadas, sobre as negociações acertadas com a Fifa e outras tantas ocorridas em paralelo, sobre os contratos impostos e despesas incorridas, só para citar algumas coisas mais próximas do momento atual.

Mas de uma maneira muito mais abrangente e importante, deveríamos nos debruçar sobre o que queremos como um projeto de longo prazo para o País. Onde queremos chegar. O que queremos para as futuras gerações. Sobre valores, ética, comportamento, educação, saúde e segurança, bem estar e sustentabilidade.

O momento é agora e talvez tenha sido a mão divina, Deus recuperando sua cidadania brasileira, que coloca todos esses fatos precipitando reflexões mais profundas às vésperas de um novo período eleitoral e ainda quase que nocauteados pelo resultados dentro dos gramados.

Passada a euforia, com as visitas indo embora, deveríamos refletir profundamente sobre tudo que aconteceu e nos cercou nesse período, valorizando o que foi bom e positivo mas também, e principalmente, repensando sobre o que deveria e pode ser diferente.

E muito mais importante, sairmos da reflexão para uma tomada de posição, individual e coletivamente.

Cordialidade e alegria definitivamente não rimam com atitude e ação.

 Por Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Design Thinking – metodologia ou processo de gestão?

Próxima Postagem

O Consumidor em 1º Lugar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

O Consumidor em 1º Lugar

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.