Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Modelo de microfranquias cresce no Brasil

Redação de Redação
14 de junho de 2018
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A retração da economia brasileira fez com que muitos decidissem empreender. Para isso, muitas vezes foi escolhido o modelo das microfranquias, contribuindo assim para o crescimento desse formato no mercado. De acordo com a pesquisa Perfil das Microfranquias no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Franchising, em 2016, operavam no país 557 marcas com unidades de microfranquia, seja de maneira exclusiva ou paralela ao modelo tradicional. Deste universo, 79,8% atuavam exclusivamente com microfranquias e 20,2% operavam com ambos os formatos: tradicional e microfranquia. Dentre as redes que ainda não adotavam o modelo de negócio, 36% declararam pretender desenvolvê-lo nos próximos anos. Já dentre as franqueadoras que operavam negócios nos dois formatos, 58% das unidades eram microfranquias.

Elas são um modelo de negócio atraente por exigir um menor valor de investimento. Para seguir esta tendência de crescimento das microfranquias, será aberto um espaço exclusivo para elas na 27ª ABF Franchising Expo. O Boulevard de Microfranquias, dedicado a redes com investimento de até R$ 90 mil, reunirá marcas que destacarão produtos e serviços trazidos para a feira, realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions. O evento acontecerá de 27 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na visão de Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, o espaço facilitará a realização de negócios entre potenciais investidores e franqueadores. “Tem havido um aumento da demanda por modelos de negócios mais enxutos, como quiosques, home-based, trucks e similares, e a ABF Expo tradicionalmente acompanha os movimentos e tendências do mercado. Daí a relevância de lançarmos um espaço exclusivamente dedicado às microfranquias na feira. Estamos, de um lado, atendendo o interesse do público visitante e, de outro, aproximando ainda mais as marcas que atuam com esses formatos do seu público-alvo”, disse.

Para Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, novos formatos e microfranquias, a dinâmica e a capacidade do franchising de se reinventar são fatores que contribuíram para o crescimento desse modelo de negócio. “Pelo próprio dinamismo do setor, que habitualmente responde rápido às demandas do mercado, e a busca constante das empresas franqueadoras por inovar e ampliar sua atuação, as microfranquias vêm crescendo ano a ano. Além disso, elas favorecem a formalização e a profissionalização de muitos microempreendedores”, ressaltou a executiva.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Mastercard apresenta tecnologias para o varejo

Próxima Postagem

Melitta entra no mercado de cápsulas no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Melitta entra no mercado de cápsulas no Brasil

Melitta entra no mercado de cápsulas no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.