Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Franquias: 80% estão no Simples e 19% não consideram tributos na hora de investir

Modelo é adotado pelos empreendedores por apresentar simplicidade e redução de custos

Redação de Redação
14 de abril de 2025
no Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 80% das franquias brasileiras estão enquadradas no regime tributário do Simples Nacional, informa o estudo Perfil do franqueado & multifranqueado, da CommUnit, ecossistema de formação desenvolvimento e networking para franquias, e patrocinada pela Cielo. O modelo tributário, que se destina a empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais, é adotado pelos empreendedores por apresentar simplicidade e redução de custos com temas relacionados ao Fisco. Mas também apresenta desafios para negócios em expansão. Nessas horas, segundo Denis Santini, CEO da CommUnit, o desafio aparece e é preciso “buscar alternativas que permitam um negócio rentável também fora do Simples”. Hoje, operam no sistema de Lucro Presumido 25% dos franqueados e os demais 15% em Lucro Real.

De acordo com Santini, as franquias precisam estar muito atreladas às decisões das holdings, e muitas vezes precisam sair do Simples Nacional para acompanhar projetos de expansão, novos fornecedores, produtos ou serviços.

Caso o incremento seja alto, estar no Simples Nacional acaba por frear o crescimento, e deixar a modalidade aumenta os custos tributários que podem pressionar a margem de lucro. Com a Reforma Tributária, a complexidade será ainda maior. A pesquisa ainda revelou que o modelo de tributação tem um papel significativo na escolha de franqueados ao investir em novas unidades ou segmentos, mas um a cada cinco (19%) disse não levar questões tributárias em consideração na decisão de investimento.

O perfil dos franqueados no Brasil, segundo Santini, reflete um mercado diversificado em termos de idade, gênero e cor. As faixas etárias predominantes são de pessoas entre 36 e 45 anos (35% do total) e entre 46 e 55 anos (34%). A terceira fatia mostra empreendedores acima de 56 anos (20%). Entre os mais jovens, 10% têm de 26 a 35 anos e 1% tem até 25 anos.

Por gênero, o perfil acompanha o recorte populacional brasileiro, com 52% de mulheres e 48%, homens. Contudo, há diferenças na estrutura de operação: mulheres predominam na gestão de unidades únicas, enquanto homens são maioria entre os multifranqueados e operadores de multiunidades. Quanto à diversidade racial, o desequilíbrio em relação ao perfil do país aparece: 79% dos franqueados são brancos (no total do Brasil esse contingente é de 43,3%), seguidos por pardos (13%), amarelos (6%) e pretos (2%). Na população brasileira, esses três perfis somam respectivamente 45,3% (pardos), 0,4% (amarelos) e 10,2% (pretos). Indigenas, que somam 0,8%, não aparecem no perfil de franqueados.

Com informações de Agência DCNews
Imagem: Envato

Postagem anterior

Varejo brasileiro recua 1,6% em março, puxado por queda de 12,9% no e-commerce

Próxima Postagem

Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA e prevê produzir até US$ 500 bi em 4 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA e prevê produção de até US$ 500 bi em 4 anos

Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA e prevê produzir até US$ 500 bi em 4 anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.